15/05/2024 - 21:38
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com apoio da Entrepay, empresa de serviços financeiros que fornece soluções customizadas em meios de pagamento para negócios de diversos segmentos, sedia em Fortaleza a 54ª Reunião da Assembleia Anual da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide).
Contando com a participação de mais de 250 representantes de 60 instituições financeiras de 23 países, o evento terá como tema central o papel dos bancos de desenvolvimento na redução de impactos ambientais e das desigualdades sociais. Em 11 workshops, 6 painéis e 3 palestras, os executivos presentes discutirão inclusão financeira e social, redução de desigualdades regionais, financiamento à infraestrutura, sustentabilidade e inovação, analisando tendências ambientais e necessidades de crédito voltado à inclusão produtiva.
A Alide é a organização internacional que representa os bancos de desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Criada em 1968 e sediada em Lima, capital do Peru, tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, promovendo boas práticas financeiras entre os associados. Isso se reflete no financiamento de projetos inclusivos, responsáveis e sustentáveis. Possui membros em mais de 20 países na América Latina e Caribe, além de Alemanha, Canadá, Índia, Espanha, Portugal e Rússia.
A Entrepay é parceira do BNB desde 2019, em uma das regiões que mais cresce no país, o Nordeste, e tem papel central no mundo de soluções em meios de pagamento do Grupo Entre, ecossistema do qual faz parte. “Nosso objetivo é democratizar o acesso a uma série de serviços e produtos financeiros e tecnológicos para facilitar a vida dos empreendedores que estão lá na ponta, principalmente os pequenos e médios. Para isso, precisamos alcançar pessoas em todos os lugares”, afirma Antonio Freixo, o mineiro, CEO do Grupo Entre. “Participar de um evento como esse da Alide é muito importante para nós”.
Diante da perspectiva de receber investimentos bilionários em energias renováveis, projetos de infraestrutura logística, turismo e no agronegócio, a região Nordeste tende a crescer acima da média do país, beneficiando não só grandes negócios, mas também os pequenos, que não têm o mesmo acesso a crédito e a serviços digitais inovadores.
No evento, o presidente da Alide, Luis Antonio Ramírez, Paulo Câmara, presidente do BNB, e Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, serão responsáveis pela abertura do encontro. Durante os dias de assembleia, o objetivo é discutir questões fundamentais para impulsionar o financiamento sustentável na região, alinhado com a meta de financiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de maneira abrangente.
Os nomes e instituições de todos os panelistas e a programação completa da primeira assembleia da Alide realizada no Brasil, incluindo conferências e workshops, estão disponíveis no site do encontro.