A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 28, que a bandeira  tarifária para abril será verde, sem cobrança adicional para os consumidores de eletricidade.

+Lollapalooza: como manter a energia no festival? Nutróloga responde

+Alckmin defende retirada de preços de alimentos e energia do cálculo da inflação

Desde dezembro de 2024, a bandeira  tarifária permanece verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no país.

“Mesmo com a transição do período chuvoso para o seco, a geração de usinas hidrelétricas, mais barata que a geração térmica, continua em níveis estáveis”, afirmou a Aneel.

Bandeiras amarela e vermelha são acionadas quando as condições de geração estão mais desafiadoras e geram custos adicionais.

A carga de energia elétrica no Brasil deve registrar aumento de 1,9% em abril em relação a igual mês de 2024, a 83.207 megawatts médios (MWm), segundo projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgadas mais cedo nesta sexta-feira.

As primeiras previsões do ONS para o próximo mês, contudo, apontam chuvas em hidrelétricas bem abaixo da média histórica na maioria dos subsistemas do país, já no fim do período úmido.