18/07/2012 - 21:00
Marketing
Uma campanha criada no Brasil pela agência Ogilvy e a produtora Hungry Man Projects está chegando ao verão europeu. Mais precisamente, na Suécia e na Grécia. É nas praias desses países que a Sprite, marca da Coca-Cola, pretende replicar o sucesso de uma ação ocorrida no início do ano no Brasil, quando foi instalada, em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, a máquina Sprite Shower. A diferença para um equipamento convencional é que, em vez de sair o refrigerante, ela funciona como um chuveiro. No verão de 2012/2013, a iniciativa será levada para diversas praias da América Latina. A campanha ganhou três Leões no último festival de Cannes.
Produto
Amor ao time
A fabricante de roupas íntimas Sapeka Lingerie, de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, fechou contrato para vender calcinhas, sutiãs e outros itens de seu portfólio com o símbolo de clubes de futebol. A linha começa com as cores do Corinthians e do Vasco da Gama (como nas peças usadas pela atriz Desirée Oliveira). Até o fim do ano, devem entrar em campo as lingeries em homenagem ao São Paulo e ao Santos. Os torcedores do Palmeiras e de outros clubes cariocas também estão no radar da Sapeka.
Campanha
Propaganda que rima
O rapper Emicida é a estrela da vez da campanha da LG na divulgação dos celulares da linha Optimus 3D Max. Criada pela agência VML, em parceria com a Y&R, a campanha consiste numa série de 30 vídeos para a internet iniciada com o músico Thiaguinho. Já foi acertada a participação da bela atriz Deborah Secco e do piloto de F-1 Bruno Senna nos próximos filmes da série.
Agência
Novo CEO na Boo-Box
Egresso da Universidade Anhembi Morumbi, o executivo Luis Bernardes assume como novo CEO da Boo-Box, empresa que desenvolve tecnologias para campanhas na internet. Bernardes substitui Marcos Tanaka, promovido à presidência do grupo 42, dono da Boo-Box e da Popego, de inteligência artificial. O grupo conta com o suporte dos fundos de private equity Intel Capital e Monashees Capital.
Telona
Um Robocop bem brasileiro
“Imagine a sua cidade sem crimes.” Assim começa a propaganda da fictícia empresa Omnicorp. Trata-se na verdade do primeiro teaser divulgado na internet para o remake do filme de ficção científica Robocop, que estreou em 1987 (foto). Dirigido pelo brasileiro José Padilha, autor de sucessos como Tropa de elite, o novo filme da franquia deve chegar aos cinemas em 2013.
Bate-papo
Marco Piquini, diretor de comunicação e responsável pelas estratégias de marca da Iveco, fabricante de caminhões do grupo Fiat. A Iveco alcançou uma grande visibilidade ao estampar sua marca na camisa do Corinthians, nos jogos finais da Copa Libertadores da América. Piquini conta os resultados da ação que consumiu estimados R$ 3,5 milhões:
Como nasceu a ideia de um patrocínio de curto prazo?
Já discutíamos com a nossa agência, a Leo Burnett, a realização de uma ação de exposição forte de marca. Ela então nos trouxe a informação de que o Corinthians estava sem patrocínio. Assinamos o contrato na véspera do primeiro jogo contra o Santos, nas semifinais.
Qual foi o resultado do patrocínio?
Apenas no dia seguinte à final, o Corinthians apareceu em 3h47min de um total de oito horas que os programas jornalísticos ocuparam na grade da Rede Globo. Além disso, nossa página no Facebook passou de dois mil fãs para 96 mil, até a terça-feira 10. Em termos de espaço de mídia tivemos um retorno dezenas de vezes maior que o nosso investimento.
A experiência estimula a continuar investindo no Corinthians?
Foi a primeira vez que atuamos em futebol no Brasil. Ainda não sabemos se vamos continuar ou não. Mas a ação mostrou a importância do futebol em todas as classes sociais.