03/12/2015 - 9:35
O Barclays concordou em vender seus negócios de varejo na Itália para o CheBanca!, parte do grupo Mediobanca Banca di Credito Finanziario. A decisão é a mais recente no movimento do banco britânico para se concentrar em operações principais.
O grupo italiano vai pagar 237 milhões de euros (US$ 251,6 milhões) pelos negócios, que consistem em 89 agências. No entanto, o Barclays afirmou que terá prejuízo de 200 milhões de libras (US$ 299 milhões) com a venda porque o preço é menor que o valor da unidade em seus registros contábeis.
Para o Barclays, o acordo é o movimento mais recente para sair do segmento de banco de varejo na Europa continental e focar no Reino Unido, nos EUA e na África. O banco tomou decisões similares na Espanha no ano passado e em Portugal em setembro. O Barclays também está tentando vender seus negócios de varejo na França, que compreende 70 agências.
Já para o Mediobanca, a transação é parte da estratégia para se concentrar mais no crescimento da rede de varejo do CheBanca!, junto com os negócios de banco de investimento e de gestão de ativos. A ênfase nessas áreas surge depois de a empresa decidir, há dois anos, se afastar do modelo de deter grandes fatias em companhias italianas proeminentes.
O Barclays continuará com operações de banco de investimento e banco corporativo na Itália e, segundo uma fonte, está explorando mais vendas de carteiras de crédito no país. Fonte: Dow Jones Newswires.