10/06/2023 - 17:00
Pesquisa nacional realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que 79% dos empresários do ramo esperam um aumento no faturamento motivado pelo Dia dos Namorados em comparação com a mesma data no ano passado. O dia é tradicionalmente lucrativo para o segmento e a celebração costuma representar o melhor faturamento do ano para muitos bares e restaurantes.
“Esse ano teremos o dia dos Namorados em uma segunda-feira, o que consideramos muito positivo, pois atrai público para um dia da semana normalmente menos movimentado, em que alguns estabelecimentos nem abririam. Com base nisso, a confiança é ampla em alcançar um faturamento superior ao registrado no ano passado”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
+ Febraban alerta para cuidados em compras para o Dia dos Namorados
+ Dia dos namorados foi criado pelo pai do ex-governador João Doria
Do total de proprietários do segmento, 57% acreditam que o incremento no período será de até 30%. A pesquisa contou com a participação de 2.141 gestores de bares e restaurantes de todas as regiões do Brasil.
Outros estudos também parecem apontar para uma boa data para o setor. Levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil mostra que cerca de 100 milhões de pessoas devem ir às compras, movimentando mais de R$ 23 bilhões entre presentes e comemorações.
Pesquisa feita pela empresa NielsenIQ indica que a expectativa é de que o valor gasto entre as pessoas neste ano seja de, em média, R$ 481, contra R$ 276 em 2021, o que representa um aumento de 74%.
“Vejo que esta expectativa reflete um pouco o crescimento do PIB do Brasil acima do previsto. No primeiro trimestre o PIB brasileiro teve um crescimento de 1,9%, sendo que nos últimos doze meses tivemos um crescimento de 3,3%. O Brasil foi o quarto país que mais cresceu no mundo. Esses dados geram uma expectativa positiva em relação às projeções futuras, fator, a meu ver, determinante em relação à decisão de consumir no presente”, explica o economista Atila Cabral.
O professor da FIA Business School, Carlos Honorato, no entanto, possui uma visão menos otimista em relação à data. Para ele, a inflação está diminuindo, mas os preços estabilizaram em um nível muito alto, o que não deve gerar nenhuma surpresa muito positiva no dia dos namorados.
“Os setores que costumam se beneficiar mais com a data são os de restaurantes, viagens, de produtos como chocolates e flores (presentes mais tradicionais). Esses segmentos têm tido uma melhora de desempenho, principalmente depois da pandemia. Ocorreu um retorno do consumo desses serviços e produtos, mas muito provavelmente não deverá existir um grande estouro de vendas devido aos preços estarem caros e à condição salarial da média da população, que não permite grandes excessos”, afirma.
Perspectiva de melhora
Outros dados do estudo em relação ao cenário econômico das empresas do setor de bares e restaurantes mostram uma melhora significativa em comparação com meses anteriores. Em abril, 21% dos estabelecimentos relataram prejuízo, uma redução de seis pontos percentuais em relação aos 27% registrados em março e o melhor resultado do ano desde janeiro.
O número de empresas que trabalharam em equilíbrio foi de 41%, enquanto 37% tiveram lucro. Do total, 1% das empresas pesquisadas não responderam ou não existiam em abril.