A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou, na última semana, uma pesquisa sobre a projeção de contratações no setor para o fim deste ano. De acordo com o levantamento da entidade, 35% dos bares e restaurantes do País devem realizar novas contratações até o fim de dezembro e 62% dos consultados admitiram que as contratações serão para dar suporte à demanda esperada para o período.

+Com altas temperaturas, buscas por ar-condicionado e ventilador crescem mais de 200% no Mercado Livre

O levantamento da Abrasel foi realizado entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro, com empresários do setor em todo o Brasil. A projeção também leva em consideração a chegada do verão, o aumento das temperaturas e a onda de calor intensa pelo qual o País atravessa. De acordo com a Climatempo, durante os próximos dias, os termômetros podem registrar temperaturas na casa dos 40°C. Em alguns estados, os termômetros podem atingir até 47°C, recorde de temperatura.

Com o aumento das temperaturas, a procura por bares e restaurantes aumenta, o que justifica as contratações com o objetivo de cobrir a alta demanda. É o caso do Grupo Impettus, holding que possui mais de 90 redes de bares e botecos. Só nos primeiros 13 dias de novembro, a companhia registrou crescimento de 36% nas vendas de chopp e cerveja, e 12% de drinks refrescantes, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O grupo é conhecido pelas bandeiras Espetto Carioca, Mané e Buteco Seu Rufino, entre outras.

Para o sócio e diretor de expansão do Grupo Impettus, Bruno Gorodicht, a expectativa é que novembro bata recordes de vendas desses itens, e ele reforça a empresa está se preparando para atender a alta na demanda.

“Devemos ter um incremento de 15% de mão de obra para o fim do ano. Isso representa cerca de 300 contratações temporárias”, conta.

Inclusive, durante o verão, que contempla também os meses de janeiro a março de 2024, o grupo deve acrescer 20% do seu quadro de colaboradores, chegando entre 300 a 400 novos postos de trabalho no período.

O calor intenso é motivo de geração de novos negócios no caso do Grupo Impettus. A empresa diz que sua estrutura garante o abastecimento de produtos para a sazonalidade de verão. A marca lançou também, recentemente, a Universidade Impettus, dedicado ao treinamento dos colaboradores. Ao todo, a companhia possui mais de 2 mil funcionários nos seis estados onde possui sede.

“Para nosso negócio o impacto é extremamente positivo. Temos uma firme e estruturada parceria com a cervejaria Heineken e para outros itens, como os espetinhos, possuímos um frigorífico próprio com capacidade de triplicar a produção de maneira imediata”, complementa.