03/02/2017 - 9:19
A base de clientes da TIM alcançou 63,4 milhões de linhas ao final de dezembro de 2016, revertendo os resultados negativos de períodos anteriores e apresentando adições líquidas positivas de 171 mil linhas no quarto trimestre. Segundo a companhia avalia, esse desempenho é resultado de um crescimento sólido no segmento pós-pago, que mais do que compensou as desconexões nas linhas pré-pagas. As adições brutas totais cresceram tanto no pós-pago quanto no pré-pago no quarto trimestre, aumentando em 8,7% na comparação anual e totalizando 9 milhões de linhas no trimestre, enquanto as desconexões diminuíram para 8,8 milhões de linhas no mesmo período. Consequentemente, a taxa de desconexão chegou a 13,9% no quarto trimestre de 2016, caindo quando comparada à 20,3% no mesmo período de 2015. A base de clientes pós-pagos alcançou 14,9 milhões de usuários ao final do quarto trimestre, um crescimento de 9,6%. Em 2016, as adições líquidas no pós-pago totalizaram 1,3 milhão de linhas, um aumento de 21% quando comparado ao total de 1,1 milhão adicionado em 2015. No segmento pré-pago, a TIM reduziu o ritmo de desconexão no quarto trimestre, mas ainda seguindo uma política rigorosa para manter sua base limpa. Ao final de 2016, a base pré-paga alcançou 48,5 milhões de linhas, uma queda de 7,8%.