13/12/2013 - 21:00
Atraso no Sappos
As metas da rede social sobre televisão Sappos, fundada por ex-executivos do Groupon, tiveram de ser prorrogadas. A ideia era ter um milhão de usuários em até cinco meses. Porém, três meses se passaram e a empresa diz ter apenas 100 mil. Segundo Thiago Navarro Amorim, cofundador da empresa, o erro foi ter priorizado o iPhone. “No Brasil, a massa de usuários usa Android”, afirma ele. “Corrigimos o curso e vamos estabelecer novas metas em breve.”
O holandês gostou
O holandês Kees Koolen, fundador do maior site de reservas online de hotéis do mundo, o Booking.com, investiu na start-up brasileira E-Like, especializada em social commerce, fundada há dois anos. O valor do investimento não foi revelado. Para 2014, a E-Like planeja o lançamento de um aplicativo móvel do Meu Shopping, página que reúne ofertas de lojas vinculadas ao E-Like.
Turma nova
A aceleradora de start-ups Aceleratech, fundada pelo investidor Pedro Waengertner, abriu inscrições para uma nova turma de empresas iniciantes. Cerca de dez companhias devem ser selecionadas para passarem a receber infraestrutura e treinamento intensivo dos especialistas da Aceleratech.
Um novo jeito de vender imóvel na web
A Prolist, joint-venture da americana IDC Global com a brasileira Realtest Tecnologia, vai apresentar em breve uma nova plataforma de venda e locação de imóveis no País. Seu principal diferencial é que o inventário é todo exclusivo. O corretor que cadastra o imóvel divide a comissão com aquele que fecha negócios, estimulando a criação do inventário de ofertas, que pode ser usado por qualquer outro agente da rede. Aberta desde novembro, a Prolist diz contar hoje com mais de 200 imobiliárias, 2.300 corretores e 250 imóveis em seu portfólio. A expectativa é ter 100 mil corretores cadastrados e 300 mil imóveis exclusivos até o fim do próximo ano.
Dos elevadores para as empresas
Após vender o grupo Elemídia, o empresário Pedro Gabriel Forjaz se juntou a Rogerio Vedovato para uma nova empreitada, ainda no campo das mídias digitais. Aproveitando os clientes do Elemídia Empresas, eles agora estão com a companhia de vídeos corporativos Evolve, focada em material empresarial e cursos. “Em 2010, as 400 empresas que mais gastaram com treinamento no Brasil investiram juntas mais de R$ 4 bilhões”, diz Alexandre Sita, diretor de novos negócios da Evolve. Com R$ 17 milhões de faturamento previstos para 2013, eles pretendem chegar a R$ 100 milhões em três anos.
Resposta instantânea
Rubens Kuhl, do Núcleo de informação e coordenação do Registro.br
O que está sendo feito a respeito do pequeno número de opções de endereços na internet disponíveis no mundo?
O órgão que regula os domínios de internet, no mundo, fez um processo para adicionar 1,4 mil opções de alternativas ao complemento “.com” – que são chamados de domínio de primeiro nível. Uma pizzaria pode registrar o endereço “www.nome.pizza”, por exemplo. Elas serão importantes para diversificar o modo de navegar na internet.
Que empresas brasileiras se inscreveram para ter esses novos domínios?
Bradesco, Globo, Ipiranga, Itaú, Natura, Vivo e UOL pediram para ter opções de domínio próprio. É um processo que custa cerca de US$ 500 mil e é muito burocrático. Os pedidos feitos em 2012 devem entrar em vigor já nos próximos meses. Com eles, o Bradesco pode, por exemplo, registrar o endereço “www.banco.bradesco”.