29/11/2013 - 21:00
Tevê
Os telespectadores de Joia Rara, a novela das 6, da Globo, acompanham a partir do sábado 30 um personagem que, apesar de novo, tem um nome familiar. Chamado Sr. Bauducco, não é nenhuma coincidência a sua aparição na trama no período de vendas dos tradicionais panetones de Natal. O personagem será o primeiro de uma novela da emissora a levar o nome de uma empresa, em uma ação de inserção de marca elaborada pela agência AlmapBBDO. A novela, que se passa na década de 1940, terá a chegada da Itália ao Brasil do filho de Sr. Bauducco, um antigo amigo de Mama Francesca, interpretada pela atriz Norma Blum. Ele traz panetones, o que estimula Toni, vivido por Thiago Lacerda, a começar a vendê-los em seu armazém. A partir daí, o personagem Bauducco terá a ideia de abrir uma doceria no bairro do Brás, em São Paulo.
Concorrência
Energia para o setor
A concorrência pela conta de publicidade da Petrobras está agitando o mercado. A verba de R$ 330 milhões será dividida entre três empresas. Doze agências se inscreveram na disputa: Arcos, Bolero, Giacometti, DM/Blackninja, Propeg, Giovanni+Draftfcb, Master Roma Waiterman, Nova/sb, Y&R, F/Nazca S&S, Heads e NBS. As três últimas são as atuais detentoras da conta.
Marketing
Festa holandesa
A Heineken vai realizar mais de 140 eventos no verão brasileiro entre o fim de dezembro e o dia 6 de março de 2014, principalmente em cidades de praia. O SummerStage 2014 acontecerá em casas noturnas, com apresentações de músicos de rock, hip-hop, R&B e DJs de música eletrônica.
Marca
O valor no Brasil
Caiu, pela primeira vez, o valor total das 25 marcas mais valiosas do Brasil analisadas pelo ranking da consultoria Interbrand. A queda foi de 3% ante 2012, para R$ 95 bilhões. Confira:
Campanha
O carro de vidro
Um impressionante vídeo da Johnnie Walker, marca de uísque da Diageo, promove um pacto de não dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Nele, um carro de Fórmula 1 é montado a partir de copos de uísque e depois é estilhaçado. O piloto finlandês Mika Häkkinen finaliza demonstrando apoio a que todos encampem a ideia de jamais dirigir embriagados.
Bate-papo
Paulo Sant’Anna, diretor-geral de mídia da Taterka
À frente das estratégias de veiculação de campanhas de importantes empresas, como McDonald’s e Natura, o executivo fala sobre a carreira de um profissional da área de mídia nas agências.
Como o trabalho de mídia precisa evoluir?
O tema mais atual são as novas métricas para mensurar tevê e online sobre a mesma base. Os institutos de pesquisa já estão trabalhando nisso.
Qual é o desafio em fazer uma campanha grande para um cliente como o McDonald’s?
Há que se ter um bom entendimento das exigências e do negócio do cliente e estar muito sintonizado com a estratégia do planejamento. Depois recorremos às pesquisas de mídia que a agência compra para entender melhor o público-alvo, seu comportamento de compra e hábito de lazer, bem como os mercados a serem trabalhados e o cenário da categoria em questão. Só então podemos recomendar as melhores alternativas, que vão dos meios mais tradicionais às redes sociais.
O que é importante na formação de um bom profissional da área?
O profissional de mídia tem que conhecer a fundo as ferramentas de pesquisa. Além disso, deve estar muito antenado com o novo e com as novas possibilidades. Tem que ser um exímio negociador e ter um pensamento estratégico sempre presente.