19/03/2015 - 12:30
Ao entrar em uma das 5.450 agências do Banco do Brasil, o correntista pode fazer muito mais do que sacar dinheiro. Entre as alternativas, estão a contratação de seguros, planejamento da aposentadoria e, a partir de agora, também será possível cuidar do sorriso. É que a mais recente aposta da BB Seguridade, empresa de seguro e previdência do BB, é a Brasildental, uma joint-venture com a administradora de planos de saúde Odontoprev, controlada pela Bradesco Saúde.
A nova empresa será responsável por fornecer planos odontológicos a clientes pessoa física e jurídica. “Desde 2010, o BB busca um parceiro para entrar no segmento de saúde odontológica”, diz Julio Cezar Oliveira, funcionário de carreira do BB que presidirá a Brasildental. A BB Seguridade terá 74,9% da empresa recém criada e a Odontoprev, 25,1%. A Brasildental nasce com 280 mil clientes, todos funcionários do BB, e a previsão é elevar esse número para um milhão em um ano, mirando nos 35 milhões de correntistas do banco.
“Temos um espaço enorme para crescer”, diz Oliveira. Os resultados do BB têm sido cada vez mais atrelados à área de seguros. Em 2014, a BB Seguridade lucrou R$ 3,2 bilhões, um crescimento de 42,6% ante 2013. Não é à toa que a aposta agora seja o mercado odontológico: o setor movimenta anualmente R$ 2,5 bilhões. Apesar do tamanho, conseguir se destacar não será fácil. Entre as 385 concorrentes da Brasildental estão empresas como a americana Metlife, o grupo Sul América, a rede mineira Belo Dente e a própria Odontoprev.
“A penetração de planos de saúde no Brasil é tão baixa que isso não será um problema”, diz Oliveira. A partir de junho, a Brasildental começará a vender planos para pequenas e médias empresas. Esse segmento também atrai outras subsidiárias do BB, como a Brasilprev. “Mudamos a estratégia e quase dobramos a arrecadação nesse segmento em 2014”, diz Nelson Katz, diretor de planejamento da Brasilprev. “Agora, estamos de olho nas empresas de porte médio.”
Colaborou: Natália Flach