A 23.ª edição do Big Brother Brasil começa em 16 de janeiro, mas o número de empresas interessadas em se associar ao principal reality show da televisão brasileira já é o maior da história do programa, apesar do valor mais caro para anunciar. No total, 31 anunciantes já garantiram algum tipo de participação o que resultou na arrecadação superior a R$ 1 bilhão.

O BBB é um dos produtos comerciais mais importantes da grade da Globo já há alguns anos e é comum que dezenas de marcas queiram participar da atração aproveitando o forte engajamento do programa com o público. É a primeira vez, no entanto, que essa quantidade de anunciantes confirme presença no reality bem antes da atração entrar no ar, já que muitas marcas vão adquirindo espaços e promovendo ativações na atração ao longo dos três meses em que o BBB fica no ar.

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Nesta temporada, o reality apresentado por Tadeu Schmidt abriu 12 cotas de patrocínio para os anunciantes interessados.

Inicialmente, eram 11 os espaços reservados aos patrocinadores do BBB 23, mas a Globo abriu uma cota extra por conta do alto interesse do mercado publicitário.

Assim como já faz há algumas temporadas, a Globo oferece patamares diferentes de cotas de patrocínio do BBB, que garantem mais ou menos exposição dos anunciantes na TV aberta, TV paga e em suas plataformas digitais.

Patrocinadores Big
Espaço publicitário mais valioso do reality, a cota Big abriu espaço para três patrocinadores em 2023. Americanas, Seara e Stone estarão presentes ao longo de todo o BBB, com destaque em provas, festas e outras ações na atração. Por cada cota de patrocínio Big, a Globo pediu aos anunciantes o valor de R$ 105,1 milhões.

Patrocinadores Camarote
A categoria Camarote disponibilizou ao mercado publicitário quatro cotas de patrocínio, que foram adquiridas por três empresas. Amstel e TikTok adquiriram uma cota cada enquanto a P&G adquiriu duas, para inserir no BBB dois de seus produtos: Pantene e Downy. A P&G, inclusive, deverá inserir outras marcas de seu portfólio em outros espaços do reality. Por cada uma das cotas de patrocínio da categoria Camarote, a Globo pedia, na tabela comercial, o valor de R$ 80,2 milhões.

Patrocinadores Brother
A mais “barata” das cotas comerciais do BBB 23 tinha valor de tabela de R$ 15,6 milhões e atraiu, inicialmente, quatro empresas. Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s e QuintoAndar garantiram as cotas da categoria. A Above, que realizou ações de merchandising no BBB 22 havia negociado a participação na temporada 2023, mas não concretizou o acordo. As demais já haviam patrocinado ou realizado ações nas temporadas anteriores do BBB.

Devido à alta procura, a Globo abriu mais uma cota na categoria Brother, que foi adquirida pela rede de farmácias Pague Menos. É a primeira vez que a marca participa do reality.

Ao todo, já são 31 as marcas diferentes já garantidas no programa. Desse total, algumas já haviam sido noticiadas, como a inédita dupla do top de 5 segundos que, pela primeira vez, abrirá espaço para dois anunciantes. Neste ano, Chevrolet e Zé Delivery se revezarão nas chamadas diárias que antecedem a atração.

A fabricante de automóveis também adquiriu a cota automotiva do programa, que historicamente sempre ficou com a Fiat. As provas em que os participantes disputarão carros envolverão, portanto, modelos da Chevrolet.

Outra marca que investiu no BBB 23 é o Carrefour. A rede de supermercados já havia aparecido no BBB de 2011 a 2014 e retorna ao programa após essa longa pausa. Outra empresa que estará presente no BBB 23 é a Riachuelo, que aproveitará o programa para reforçar sua comunicação conectada ao entretenimento. A marca entra no lugar da C&A, rede de varejo de moda que patrocinou o BBB na última edição.

A Nestlé também anunciou que estará presente no reality neste ano, abastecendo o quarto do líder com seus chocolates e promovendo outras ações com os participantes. Dove e Rexona, duas marcas de higiene pessoal da Unilever, também marcam presença na temporada 2023 do BBB.

Outras empresas que estarão presentes na atração, com ações e outros tipos de ativações com os participantes, são Ajinomoto, Braskem, Chilli Beans, Claro, Coca-Cola, Doriana, Estácio, Óticas Carol, Piraquê, Samsung e Spotify. Praticamente todas elas já promoveram alguma ação no programa em edições anteriores.

Para a Globo, os bons resultados comerciais se devem à qualidade do programa. “A cada ano, o BBB se atualiza em sintonia com o público, ao intenso trabalho de escuta do mercado e ao olhar atento às preferências da audiência”, disse a emissora, em nota.

Maior prêmio da história
O ganhador do BBB 23 também receberá uma quantia maior do que as últimas edições. O apresentador Tadeu Schmidt revelou que a quantia faturada pelo vencedor mudará ao longo da temporada. A premiação de R$ 1,5 milhão já era a mesma havia 12 anos.

Após 100 dias de confinamento, o Brasil conhecerá o vencedor, ou vencedora, do reality mais famoso do Brasil.