31/07/2024 - 16:28
O Banco Central da Colômbia reduziu a taxa básica de juros em 50 pontos-base, de 11,25% para 10,75%, confirmando as expectativas do mercado. A decisão teve placar dividido, com cinco diretores apoiando o alívio dessa magnitude e dois votos por um alívio mais intenso, de 75 pontos-base.
“A decisão tomada na sessão de hoje oferece um novo impulso à recuperação do crescimento econômico e mantém a prudência exigida, dados os riscos que subsistem sobre o comportamento da inflação”, observou o comunicado.
Os diretores reiteraram que as decisões futuras dependerão da nova informação disponível.
A inflação no país permaneceu estável em 7,2%, em termos anual, em junho, segundo o comunicado do Banco Central. A inflação anual de alimentos não regulamentados desacelerou de 6,1% para 6,0%. A inflação anual de alimentos apresentou um novo incremento, passando de 4,4% a 5,3%, devido a fenômenos climáticos, enquanto a inflação dos preços regulados desacelerou de 13,7% para 13,3%.
O Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia continuou seu processo de recuperação durante o segundo trimestre, com comportamentos diferentes entre os setores, segundo o BC. A equipe técnica previu que os níveis de atividade econômica continuariam se recuperando para alcançar um crescimento de 1,8% em 2024.