02/12/2025 - 6:00
O Banco Central anunciou na segunda-feira, 1°, o lançamento da iniciativa BC Protege+, serviço que vai permitir que o cidadão bloqueie a abertura de novas contas em seu nome. A ideia é criar mais uma ferramenta para a população se proteger contra fraudes.
A partir de agora, todos os processos de abertura de contas passarão por uma consulta ao BC e, caso o cidadão tenha acionado a proteção no site do BC, a abertura será negada. Também não será possível cadastrar o CPF como segundo titular de uma conta de pessoa física nem como representante em uma conta jurídica.
“Esse serviço vai servir para evitar fraudes e golpes, que muitas vezes acontecem em aberturas de contas em processos pouco transparentes. Será um novo procedimento que todos vão precisar aprender, cidadãos e instituições financeiras”, explicou Carlos Eduardo Gomes, Chefe do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central.
O cidadão que ativar a proteção terá que entrar no sistema e desativá-la caso queira abrir uma conta por vontade própria. Todas as tentativas de abertura de conta serão notificadas ao cidadão. A adesão ao sistema é voluntária.
Veja passo a passo para ativar a proteção

Se o cidadão quiser ter o BC Protege+ ativado, ele precisará acionar essa proteção dentro do sistema Meu BC. Confira o passo a passo.
– Acesse a plataforma do Meu BC e clique, na sequência, em “Serviços”, “Cidadão”, “Meu BC” e “BC Protege +”;
– Faça login com sua conta gov.br;
– No menu inicial, selecione “BC Protege +”;
– Na tela principal, escolha ativar a proteção.

Para desativar a proteção, o caminho é o mesmo – no entanto, será preciso definir se a desativação será por tempo indeterminado ou se haverá uma data para que a proteção seja reativada automaticamente. O bloqueio também servirá para instituições ou conglomerados que a pessoa já tiver conta.
