FRANKFURT (Reuters) – As autoridades do Banco Central Europeu estão se inclinando para um aumento de 0,5 ponto percentual nos juros na quinta-feira, uma vez que a turbulência do setor bancário está se dissipando, a economia da zona do euro ganha força e diante da expectativa de que a inflação permanecerá alta por anos.

Investidores começaram a questionar o compromisso do BCE com outro grande aumento de juros nesta semana depois que o colapso do Silicon Bank Valley (SVB) nos Estados Unidos provocou temores nos mercados financeiros globais.

+ Ações do Credit Suisse despencam após principal acionista descartar novo aporte

Mas uma fonte próxima ao Conselho do BCE, que define os juros, disse que não houve mudança fundamental na perspectiva, pois abandonar um compromisso amplamente difundido de um aumento de 0,50 ponto na quinta-feira prejudicaria a credibilidade da instituição.

Sustentando dessa visão, novos números divulgados nesta quarta-feira mostraram que o vasto setor industrial da zona do euro expandiu muito mais rápido do que o esperado em janeiro, enquanto a Alemanha, a maior economia do bloco, também ganhou força.

Um porta-voz do BCE recusou-se a comentar.

Embora a turbulência do mercado possa tornar o BCE mais cauteloso ao indicar futuros aumentos de juros, seu principal problema, a inflação alta demais, não mudou.

A fonte disse que as novas projeções do BCE para os próximos anos serão mais baixas do que em dezembro, mas ainda colocam o crescimento dos preços bem acima da meta de 2% do banco central em 2024 e ligeiramente acima dela em 2025.

Além disso, as previsões para o núcleo da inflação, que exclui os preços de alimentos e energia, devem ser revisadas para cima, encorajando pedidos de mais aumentos de juros pelos membros mais agressivos do Conselho do BCE, acrescentou a fonte.

Os mercados monetários precificavam uma chance de 85% de o BCE elevar sua taxa de depósito em 0,50 ponto percentual, para 3,0%, na quinta-feira, com alguns bancos, incluindo o Deutsche Bank, prevendo uma alta menor ou nenhum aumento.

(Reportagem adicional de Frank Siebelt) Por Francesco Canepa e Balazs Koranyi

Acompanhe o colapso Silicon Valley Bank

Como começou:
Governo dos EUA anuncia fechamento do Silicon Valley Bank

O impacto global:
Entenda o colapso do Silicon Valley Bank e a insegurança que provoca no mundo