17/11/2022 - 0:42
Quando se trata de qual leite é melhor para o planeta – lácteo ou à base de plantas – os ambientalistas dirão que não há dúvida: o leite feito de plantas sempre vence.
Avanços nos principais países produtores de laticínios, como China, Itália, Nova Zelândia e Estados Unidos, aumentaram drasticamente a produção moderna de leite por vaca – uma vaca dos EUA agora produz quatro vezes mais leite do que uma vaca da Índia – enquanto reduz o impacto ambiental do animal.
+ Preservação da Amazônia é prioridade do governo eleito na COP27
No entanto, as demandas mundiais por recursos naturais para alimentar e dar água às vacas leiteiras continuam enormes, de acordo com uma meta-análise de 2018 amplamente citada de estudos sobre o assunto.
A indústria de laticínios usa aproximadamente 10 vezes mais terra e duas a 20 vezes mais água do que a produção de leite de soja, aveia, amêndoa ou arroz, de acordo com uma análise do estudo de 2018 da organização sem fins lucrativos Global Change Data Lab e da Universidade de Oxford em o Reino Unido.
Os laticínios também geram cerca de três vezes mais emissões de gases de efeito estufa, segundo a análise. Arrotos e fezes de animais ruminantes, como bovinos, ovinos e caprinos, geram metano, um gás de efeito estufa 80 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono no aquecimento do planeta em 20 anos, disse o Programa Ambiental da ONU.
Ainda assim, as pessoas bebem leite por razões nutricionais e é uma fonte crítica de proteínas e nutrientes em algumas partes do mundo. Isso pode tornar a resposta sobre qual leite é melhor para o planeta e para você e seus filhos mais complicada. Aqui está o que a ciência diz.
Tenho leite?
O anúncio com um bigode de leite de vaca branco perolado em um rosto sorridente envia uma mensagem frequentemente repetida em casa: o leite é bom para você. Possui cálcio, proteínas e outros nutrientes que ajudam as pessoas a crescerem altas e fortes.
“O leite é nutricionalmente incrível, porque um mamífero jovem pode viver com nada além de leite por muitos meses e crescer”, disse o pesquisador de nutrição Dr. Walter Willett. “Mas isso não significa necessariamente que seja um alimento ideal para toda a nossa vida.”
Willett, professor de epidemiologia e nutrição na Harvard TH Chan School of Public Health e professor de medicina na Harvard Medical School, e seu colega de Harvard, endocrinologista e pediatra Dr. David Ludwig, abordaram o tema leite e saúde humana em uma revisão de 2020 para o New England Journal of Medicine .