Um estudo realizado na China e publicado no Annals Of Internal Medicine, indicou que o café pode ser um poderoso aliado contra a morte prematura. Segundo o levantamento, pessoas que tomaram doses moderadas de café todos os dias, adoçado ou não, apresentaram menor risco de morte.

O estudo considerou um período de sete anos e dividiu os grupos entre os que bebem café os que não consomem a bebida. Foram analisados dados genéticos, de estilo de vida e saúde de mais de 171 mil pessoas, coletados no BioBank do Reino Unido.

+ Estudo mostra que 10% de quem tem entre 5 e 17 anos faz xixi na cama

Depois de levar em consideração fatores como idade, sexo, etnia, nível de escolaridade, se a pessoa fumava ou não, quantidade de atividade física, índice de massa corporal e dieta, os pesquisadores concluíram que, em comparação com aqueles que não bebiam café, as pessoas que consumiam tinham um risco de morte mais baixo.

A maior redução – cerca de 29% menos chances de morrer – foi registrado entre aqueles que bebiam entre 2,5 e 4,5 xícaras por dia. Adicionais como café adoçado com açúcar, porém em doses menores de 1,5 e 3,5 xícaras, potencializam os benefícios da bebida.

O estudo, porém, não é considerado conclusivo porque os cientistas questionaram as pessoas e se basearam somente em seus testemunhos.