Consumo moderado de café todos os dias pode ser benéfico na redução do risco de várias doenças crônicas, como câncer de próstata. Entre os homens que tiveram ou têm esse câncer, o café também pode ajudar a prevenir a recorrência ou retardar a progressão da doença, de acordo com vários estudos.

Em uma revisão publicada em 2021 no British Medical Journal (BMJ) com uma meta-análise de 16 estudos, concluiu-se que uma maior ingestão de café pode estar associada a um menor risco de câncer de próstata.

+ Excesso de café: uma bebida amarga para a saúde do cérebro

Um estudo publicado em 2011 pelo Journal of the National Cancer Institute descobriu que os homens que bebiam mais café (seis ou mais xícaras por dia) tinham um risco quase 20% menor de desenvolver qualquer forma de câncer de próstata.

Os homens do estudo que beberam mais café tiveram um risco 60% menor de desenvolver câncer de próstata fatal. Esse benefício do café foi observado independentemente de ser descafeinado ou regular. A redução do risco não parece ser devido à cafeína.

Os pesquisadores também descobriram que quatro ou mais xícaras de café por dia podem ajudar a retardar a progressão da doença, bem como prevenir o retorno do câncer.

Três xícaras de café por dia estão associadas a um risco 30% menor de câncer de próstata letal

Você não precisa beber grandes quantidades de café para colher seus benefícios. De acordo com o estudo compartilhado, mesmo beber de uma a três xícaras de café por dia foi associado a um risco 30% menor de câncer de próstata letal, de acordo com uma pesquisa envolvendo pesquisadores de Harvard.

Como o café pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata

O café é rico em flavonóides e polifenóis , compostos que atuam como antioxidantes, reduzem a inflamação e regulam a insulina, os quais podem desempenhar um papel no câncer de próstata.

Estudos recentes demonstraram que os produtos químicos do café, como os diterpenos cafestol e kahweol, têm capacidade reconhecida de combater o câncer de próstata.

O preparo do café é um fator a se considerar. Os filtros de papel prendem o acetato de kahweal e o cafestol. Um estudo de 2015 conduzido na Noruega indicou que homens que bebem café fervido têm menos probabilidade de ter câncer de próstata em comparação com homens que bebem café filtrado.

Vale ressaltar que para algumas pessoas pode ser conveniente consumir café filtrado.