29/07/2025 - 14:23
O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Paraná (Sipov/PR) apreendeu 1.368 litros de bebidas alcoólicas irregulares no município de Morretes, no litoral do Paraná, entre os dias 22 e 24 de julho. Entre os itens confiscados estão garrafas de cachaças, coquetéis e licores artesanais.
+Auditores apreendem 32 toneladas de arroz e feijão irregulares em mercado de Araraquara
+Após investigação de 25 de Março, associação pede inclusão de sites dos EUA em lista de pirataria
A operação teve apoio da Prefeitura Municipal e percorreu tanto pontos de venda como de produção. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta terça-feira, 29.
Os itens apreendidos serão descartados pela Secretaria de Meio Ambiente municipal, sob acompanhamento do Mapa. “Nosso objetivo é proteger o consumidor, garantir a segurança dos alimentos e fortalecer a reputação da cachaça artesanal local”, afirmou o chefe do Sipov/PR, Fernando Mendes.
Bebidas foram confiscadas em portos de venda e produção
“No comércio local, principalmente em feiras livres, foram identificados produtos sem origem conhecida, sem nota fiscal e com rotulagem fora dos padrões exigidos pela legislação. Algumas garrafas reutilizadas, sem qualquer controle de higiene, também foram encontradas à venda”, informa o Mapa.
Já a fiscalização de produtores autuou dois estabelecimentos. “Um deles clandestino, sem registro no Mapa, e em condições precárias de higiene e estrutura; o outro, mesmo registrado, foi interditado por falhas sanitárias e uso de embalagens inadequadas. Em ambos os casos, os responsáveis foram autuados e responderão às medidas cabíveis”, segue o órgão.

