Bebedores moderados são muito mais propensos a se exercitar do que pessoas que não bebem. E eles podem até obter efeitos mais saudáveis com isso. Por outro lado, quanto mais você se exercita, maior a probabilidade de beber de vez em quando. Os cientistas não sabem exatamente de onde vem essa ligação.
Previne pedras nos rins
Outro benefício dos bebedores moderados regulares é ser menos propensos a ter pedras nos rins – 41% menos propensos para aqueles que bebem cerveja, 33% para bebedores de vinho. Parte do motivo pode ser que o álcool, como a cafeína no café e no chá, faz você fazer xixi com mais frequência. Isso ajuda a limpar os minúsculos cristais que formam as pedras. Beba muito, porém, e você pode ficar desidratado, e isso aumenta o risco de pedras nos rins, além de outros problemas de saúde.
Fica mais social
Bons amigos são bons para você. E as pessoas que tomam uma ou duas bebidas juntas – em vez de, digamos, refrigerantes – provavelmente passarão mais tempo conversando. Eles também são mais propensos a compartilhar sorrisos e manter todos envolvidos na conversa. Mas não exagere – é chamado de happy hour por um motivo.
Cérebro
Uma bebida ou duas algumas vezes por semana pode torná-lo menos propenso a ter a doença de Alzheimer. Na verdade, a dieta MIND, projetada especificamente para diminuir o risco da doença, tem o vinho como um dos seus 10 grupos de alimentos “saudáveis para o cérebro”. Também reduz o risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas – ambos podem acelerar os efeitos da doença de Alzheimer.
Equilibra o açúcar no sangue
Aquele coquetel de happy-hour ou copo de vinho no jantar pode torná-lo menos propenso a desenvolver diabetes tipo 2. Os cientistas não sabem exatamente por que, mas pode ser que uma bebida ou duas ajude seu corpo a lidar com níveis elevados de açúcar no sangue de maneira saudável.