15/10/2022 - 15:06
A BeFly, uma das maiores companhias de turismo da América Latina, está desenvolvendo uma ferramenta chamada Prediction Pass, que irá permitir fazer previsões mais exatas sobre os preços das passagens áreas e facilitar o planejamento de empresas de turismo em relação aos seus custos, já que o preço da passagem área corresponde a boa parte deles. A previsão é que o lançamento ocorra ainda este ano.
O objetivo principal é permitir maior previsibilidade em um setor no qual a variação dos preços é notoriamente elástica. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados em agosto, o preço das passagens subiu 77% em 12 meses.
+ Região da Itália paga passagem de trem para atrair turistas
+ Hong Kong pretende distribuir 500 mil passagens aéreas para retomar o turismo
O BeFly Prediction Pass, feito em parceria com a Sauter, analisa dados das empresas do grupo (que controla mais de 40 marcas do setor de viagens) e cerca de 150 variáveis ligadas ao setor do turismo. Com isso, é possível uma projeção mais exata da variação dos preços das passagens. A ferramenta combina inteligência artificial, machine learning e algoritmos criados pela Sauter.
O objetivo é que a Prediction Pass preveja com maior exatidão o comportamento dos preços das passagens aéreas. Segundo a companhia, eles já chegaram a um MVP (Produto Viável Mínimo, na sigla em inglês) e agora irão acelerar os testes para lançar a ferramenta em 2022.
De acordo com a BeFly, foram investidos R$ 10 milhões para desenvolver a Prediction Pass e eles esperam que ela tenha uma uma exatidão entre 65% e 80%.