Depois de se tornar a bola da vez para os investidores globais, o Brasil começa a atrair a atenção de ONGs lideradas por famosos de Hollywood. A atriz Daryl Hannah (foto) desembarca por aqui em novembro. Seu objetivo é divulgar a Sustainable Biodiesel Alliance, ONG criada por ela que defende a troca do petróleo por combustíveis vegetais. Seu principal compromisso é um debate sobre sustentabilidade, que acontece durante o SWU, festival musical com uma pegada de sustentabilidade, que será realizado em Paulínia (SP) de 12 a 14 de novembro. Conheça outras beldades que adotaram causas no Brasil:

16.jpg
“Teje presa!”: Daryl, atriz de Kill Bill, é detida em protesto contra a construção de gasoduto, nos EUA, em 30 de agosto

 

 

Energia


Ponte solar 

 

Londres é uma das capitais que mais investem em sustentabilidade no mundo. Em breve, ela deverá ficar ainda mais verde. É que a inglesa Solarcentury decidiu cobrir a ponte Blackfrias (foto), situada sobre o rio Tâmisa, com quatro mil placas fotovoltaicas. Elas serão capazes de produzir 900 megawatts por ano, suficientes para abastecer nove mil residências. A ideia é divulgar a tecnologia, além de valorizar um dos cartões-postais da cidade. 

 

17.jpg

 

 

 

Reciclagem


A realidade de São Paulo

 

Parceria entre a petroquímica Braskem e o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) deu origem a um levantamento inédito que revela uma parte do universo da coleta seletiva na cidade de São Paulo. A pesquisa analisou 50 cooperativas que atuam principalmente com plásticos. Os números:

 

 

 19.jpg

 

 

 

Reciclagem II


Madeira de plástico

 

O desmatamento é um dos maiores vilões das emissões de dióxido de carbono (CO2) no Brasil. Por conta disso, qualquer iniciativa capaz de reduzir o consumo de madeira é bem-vinda. Pois a paulistana Revitech Pisos, em parceria com a coreana Nox Corporation, desenvolveu uma linha de assoalhos de “madeira” que utiliza 70% de PVC reciclado em sua composição. O material é destinado ao segmento comercial, como lojas (foto) e hospitais. 

 

18.jpg

 

 

 

Mobilidade


O carro verde da Audi

 

As montadoras europeias continuam apostando fortemente em modelos sustentáveis. Um dos destaques do Salão do Automóvel de Frankfurt, realizado no fim de setembro, foi o modelo Urban Concept (foto), da Audi. Com carroceria feita de plástico reforçado com fibra de carbono e dotado de dois motores elétricos, que podem ser recarregados em tomadas comuns, o bólido roda até 73 km a cada carga. O melhor dessa história é que o veículo não emite um grama de CO2 sequer. Ainda não existe previsão de lançamento do modelo em escala comercial. 

 

20.jpg

 

 

 

Empresas do Bem

Voluntariado


Atuação global

 

A subsidiária brasileira da Kraft Foods, comandada por Marcos Grasso, foi um dos destaques na semana de voluntariado promovida nos 60 países nos quais o grupo americano possui filial. Por aqui, o trabalho mobilizou cerca de 2,5 mil funcionários em 23 Estados. Uma das novidades foi a Fábrica de Sonhos, atividade que consistiu na montagem de brinquedos pedagógicos feitos com madeira certificada. 

 

21.jpg

 

 

 

Ecossistema 


O exemplo da Whirpool

 

As empresas do setor industrial vivem o desafio de reduzir as emissões de gases danosos à camada de ozônio. A americana Whirpool, presidida por José Drummond Jr., dona das marcas Brastemp e Cônsul, vem conseguindo alguns resultados importantes nessa área. No período janeiro-junho, a empresa deixou de emitir 82,8 mil toneladas de CO2. O ganho se deveu, principalmente, à substituição dos gases de refrigeração e expansão por outro de menor impacto ambiental.  

 

22.jpg