08/06/2023 - 3:30
O Skynest da Air New Zealand, o próximo assento reimaginado da classe econômica que promete beliches nos céus, já atraiu muito burburinho e emoção entre os passageiros de longa distância famintos por sono. Agora, o conceito obteve o selo de aprovação da indústria por meio do prestigiado Crystal Cabin Award, apresentado na Aircraft Interiors Expo (AIX) de 2022 em Hamburgo, Alemanha.
A Skynest ganhou o prêmio de conceitos de cabine na cerimônia deste ano, que celebra a inovação em interiores de cabines de aviões. Lukas Kaestner, presidente da Crystal Cabin Award Association, disse que a vitória da Air New Zealand foi notável porque esta categoria geralmente recompensa ideias que são empolgantes, mas longe de se tornar realidade.
+ Lufthansa volta a operar o A380, maior avião comercial do mundo
O Skynest não é apenas um conceito futurista, talvez de um dia, é um produto produzido por uma companhia aérea que deve atingir os céus em 2024.
“Solução de beliche para classe econômica – isso é algo que você vê regularmente como um conceito”, disse Kaestner. “Mas raramente vemos esse nível de inovação realmente se tornando um produto real que está voando.”
O Crystal Cabin Awards anunciou sua lista longa no início deste ano, antes de reduzir as categorias a uma lista restrita. Os finalistas apresentaram suas ideias no AIX no início desta semana – com a equipe de jurados especialistas escolhendo seus favoritos.
Outros vencedores incluem o conceito InteliSence da Collins Aerospace na categoria Passenger Comfort. O InteliSence usa inteligência artificial e dados coletados de câmeras e sensores a bordo para rastrear as experiências de viagem dos passageiros. Collins disse em comunicado que o objetivo é ajudar “as companhias aéreas a otimizar o consumo de energia, as provisões a bordo e as cargas de trabalho da tripulação”, além de oferecer aos passageiros uma experiência a bordo mais personalizada.
Na categoria universitária, uma equipe de estudantes da Delft University of Technology, na Holanda, venceu por seu conceito Lightweight Aircraft Seating – uma almofada de assento leve projetada para usar o mínimo de material, garantindo o conforto do passageiro.
Enquanto isso, na categoria Cabine Sustentável, o Deep Dyed Carpet da Lantal Textiles foi premiado por sua capacidade de potencialmente reduzir as emissões de CO2 do avião por meio de um tapete de cabine leve e mais ecológico.
Kaestner disse que é animador ver inovações mais sustentáveis na aviação e sugere que a indústria está começando a considerar seu impacto ambiental – embora reconheça que ainda há um longo caminho a percorrer.
“Ainda não fomos tão bons como indústria”, disse ele.