16/02/2011 - 21:00
O vice-presidente, Omar Suleiman, deu início ao diálogo com as forças políticas do país. Também foi estabelecida a criação de um comitê encarregado de realizar reformas constitucionais. O Egito avança. Aos poucos, as vozes de milhões de egípcios passam a ser ouvidas e um Estado democrático começa discretamente a nascer para aqueles que, durante 30 anos, conviveram com um governo tirânico e corrupto. Que vença a liberdade e a democracia.
1 – Mudanças
New face
A jovem e eficiente executiva Maria Laura Santos, que era diretora de marketing da Nívea, acaba de assumir a direção- geral da Estée Lauder no Brasil. Entre as marcas de prestígio da Estée Lauder estão as cobiçadas Clinique e MAC, unanimidade entre as mulheres de bom gosto.
2 – Shopping Mall
Estratégia
Rick Delacroix, presidente da distribuidora de relógios Hublot para a América Latina, adotou uma estratégia interessante para vender mais no Brasil. Fez investimentos em uma loja em… Miami! Com vendedores brasileiros e campanha publicitária direcionada, a loja da Hublot no badalado shopping Ball Harbour já registra 80% de suas vendas para brasileiros.
3 – Nova fábrica
Made in Brazil
Inicia as operações neste mês no Brasil a nova fábrica da Rimowa, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Serão produzidas malas para venda exclusiva no País. Todas terão a assinatura “made in Brazil”. André Von Ah espera crescimento de pelo menos 60% nas vendas no Brasil.
4 – Construção
Meta
Dobrar de tamanho até 2015. Esta é a meta da Leroy Merlin. A rede francesa cresceu 30% em relação a 2009 e pretende ba-ter a mesma marca em 2011. Para isso, vai investir R$ 1 bilhão em suas lojas e na expansão da rede nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e na Bahia. A C&C, do banqueiro Aloysio Faria, promete dar o troco. Vai anunciar novas lojas e investimento para manter-se entre as big 3 de material de construção. Vem briga boa pela frente.
5 – Brasil lá fora
Lotação
Depois de Miami, chegou a vez de Aspen ser invadida por turistas brasileiros. Conside-rados visitantes ideais, estão mudando a rotina da cidade. Os restaurantes, que têm pelo menos metade das mesas ocupada por brasileiros, estendem o horário até as 22h, já que, lá, jantar às 20h é considerado tardíssimo. E viva o Brasil.
6 – Aviação
Deu certo
A Azul ampliará a parceria com o Magazine Luiza e vai aumentar o número de quiosques que vendem suas passagens. Hoje, são quatro lojas em operação.Parece que o modelo de negócios deu certo. A Azul deve bater a marca dos sete milhões de passageiros transportados.
7 – Compras
Dior power
O número de brasileiros que compram produtos Dior lá fora cresceu 10% de 2009 para 2010. A informação é da própria Dior, uma das milionárias marcas do magnata francês Bernard Arnault.
8 – Autos
Novidades
A BMW anunciará um plano para a expansão da sua rede de concessionárias no Brasil. Hoje são 55 pontos de venda. O motivo? O expressivo aumento das vendas das marcas do grupo por aqui. Para alavancar os negócios, a BMW Group vai desembarcar dois novos automóveis de passeio no País, no início do segundo semestre deste ano.
9 – Luxo
Super-relógio
A família Sandoz, a mais rica da Suíça, é dona do laboratório com o mesmo nome e controla a marca de relógios Parmigiani. Os Sandoz são apaixonados pela relojoaria. O modelo Bugatti Super Sport, da Parmigiani (foto), custa US$ 295 mil. Foram confeccionados apenas 30. Para o Brasil veio um único exemplar. E já foi vendido.
10 – Hotelaria
Aposta
O Grupo mexicano Posadas, que controla bandeiras como Caesar Park e Business, vai ex-pandir sua rede no Brasil. Até 2015, serão construídos 35 hotéis com investimento que deve ultrapassar US$ 350 milhões. A grande aposta será a bandeira três estrelas One. Serão construídas 12 unidades nos próximos anos. Pequenos hotéis e flats também estão na mira de Gastón Azcárraga, presidente do grupo, que recentemente esteve por aqui.
11 – Destino
Hullett House, Hong Kong
Instalado em um magnífico prédio colonial de 1881, o hotel Hullett House é a per-feita combinação entre o Oriente e o Ocidente, característica típica de Hong Kong. Localizado no coração de Tsim Sha Tsui, o hotel está a poucos minutos da Canton Road, a Quinta Avenida de Hong Kong, com sua grande variedade de lojas de grifes de luxo. A suíte imperial chinesa tem murais pintados à mão e cama para lá de king size, digna de imperador. O Hullett oferece cinco diferentes opções de restaurante de altíssima qualidade. O hotel integra a The Leading Hotels of the World. Diárias a partir de US$ 750. www.hulletthouse.com
12 – Atacado e varejo
Vai bem
A Kalunga bateu a marca do R$ 1,1 bilhão de faturamento em 2010 e se prepara para crescer 25% em 2011. Para isso, serão inauguradas pelo menos mais 20 lojas até o final do ano. A previsão é chegar a 100 unidades nos próximos anos – hoje são 60 em funcionamento.
13 – Objeto de desejo
Only for ladies
Pensado para as mulheres que buscam produtos diferenciados, a Gresso, badalada marca russa de artigos de luxo para gadgets, acaba de lançar um exclusivo iPhone 4 já montado em um case de ébano africano de 200 anos, com o indefectível logo da companhia de Steve Jobs em ouro 18 quilates. Como se não bastasse, o modelo é cravejado de delicados e reluzentes cristais Swarovski. Um luxo só. Para matar as amigas de inveja, é preciso desembolsar US$ 5 mil.
14 – Entrevista
Antônio Cássio dos Santos, presidente da Mapfre Seguros
Em 2010, a espanhola Mapfre Seguros teve alta de 66% em seu lucro líquido, em comparação com 2009, o maior da história do grupo no Brasil. Veja qual será a aposta da Mapfre para 2011 na entrevista com o presidente da subsidiária brasileira, Antônio Cássio dos Santos.
Qual a posição da subsidiária brasileira dentro do Grupo Mapfre?
Fomos uma das que mais cresceram em lucro líquido em 2010. Em euros, nosso faturamento cresceu 29% aqui no Brasil. O País passou a ser o segundo do grupo Mapfre no mundo, atrás da Espanha e à frente dos Estados Unidos. Em 2011, com a joint venture com o Banco do Brasil, que deverá entrar em operação no início do segundo semestre, chegaremos a um faturamento estimado em R$ 9 bilhões. Dentro de alguns anos, a operação brasileira ocupará o primeiro lugar do grupo. De uma companhia medíocre no final dos anos 1990, passamos a ser líderes de mercado. Num espaço de dez anos, fomos do ostracismo à liderança.
Como a joint venture operará?
Atuaremos de maneira multicanal, multipro-duto e com abrangência nacional. Seremos a companhia com a maior quantidade de pontos de distribuição no País, maior quantidade de soluções em seguros e com um portfólio de mais de 15 mil corretores.
Quais as perspectivas para 2011?
Nosso maior desafio e oportunidade é aumen-tar a penetração dos seguros nas classes emer-gentes. O Brasil é hoje o maior mercado do mun-do em seguros populares. Fomos a primeira seguradora a vender esse tipo de seguro, a aten-der as classes C e D. Um dos grandes pilares do boom do desenvolvimento da Mapfre foi ter apostado, há seis anos, na mobilidade social. Desenvolvemos produtos para essas classes e hoje temos 16 milhões de segurados, que fazem parte da parcela mais vulnerável da sociedade.
Aprovado
Alta - A indústria brasileira teve, em 2010, o maior crescimento dos últimos 24 anos. A produção caiu em dezembro por causa da concorrência forte dos importados e das taxas de juros. Mas no consolidado do ano houve alta de 10,5%, a maior desde 1986.
Reprovado
Escândalo - Absurdos o desvio de verbas e o embargo de obras por parte da alta diretoria de Furnas. Para piorar, parlamentares petistas se recusam a instalar uma CPI para apurar todas as suspeitas e denúncias. É preciso punir exemplarmente os corruptos.
“Se nos sentarmos agora, poderemos ser atropelados mais tarde” Franklin Roosevelt
Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno