O vice-presidente, Omar Suleiman, deu início ao diálogo com as forças políticas do país. Também foi estabelecida a criação de um comitê encarregado de realizar reformas constitucionais. O Egito avança. Aos poucos, as vozes de milhões de egípcios passam a ser ouvidas e um Estado democrático começa discretamente a nascer para aqueles que, durante 30 anos, conviveram com um governo tirânico e corrupto. Que vença a liberdade e a democracia.

 

 

1 – Mudanças

New face

 

A jovem e eficiente executiva Maria Laura Santos, que era diretora de marketing da Nívea, acaba de assumir a direção- geral da Estée Lauder no Brasil. Entre as marcas de prestígio da Estée Lauder estão as cobiçadas  Clinique e MAC, unanimidade entre as mulheres de bom gosto. 

 

2.jpg

 

 

2 – Shopping Mall 

Estratégia

 

Rick Delacroix, presidente da distribuidora de relógios Hublot para a América Latina, adotou uma estratégia interessante para vender mais no Brasil. Fez investimentos em uma loja em… Miami! Com vendedores brasileiros e campanha publicitária direcionada, a loja da Hublot no badalado shopping Ball Harbour já registra 80% de suas vendas para brasileiros. 

 

 

3 – Nova fábrica 

Made in Brazil

 

Inicia as operações neste mês no Brasil a nova fábrica da Rimowa, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Serão produzidas malas para venda exclusiva no País. Todas terão a assinatura “made in Brazil”. André Von Ah espera crescimento de pelo menos 60% nas vendas no Brasil.  

 

5.jpg

 

 

4 – Construção

Meta

 

Dobrar de tamanho até 2015. Esta é a meta da Leroy Merlin. A rede francesa cresceu 30% em relação a 2009 e pretende ba-ter a mesma marca em 2011. Para isso, vai investir R$ 1 bilhão em suas lojas e na expansão da rede nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e na Bahia. A C&C, do banqueiro Aloysio Faria, promete dar o troco. Vai anunciar novas lojas e investimento para manter-se entre as big 3 de material de construção. Vem briga boa pela frente.

 

 

5 – Brasil lá fora

Lotação

 

Depois de Miami, chegou a vez de Aspen ser invadida por turistas brasileiros. Conside-rados visitantes ideais, estão mudando a rotina da cidade. Os restaurantes, que têm pelo menos metade das mesas ocupada por brasileiros, estendem o horário até as 22h, já que, lá, jantar às 20h é considerado tardíssimo. E viva o Brasil.  

 

6 – Aviação 

Deu certo

 

A Azul ampliará a parceria com o Magazine Luiza e vai aumentar o número de quiosques que vendem suas passagens. Hoje, são quatro lojas em operação.Parece que o modelo de negócios deu certo. A Azul deve bater a marca dos sete milhões de passageiros transportados.  

 

4.jpg

 

 

7 – Compras

Dior power

 

O número de brasileiros que compram produtos Dior lá fora cresceu 10% de 2009 para 2010. A informação é da própria Dior, uma das milionárias marcas do magnata francês Bernard Arnault. 

 

 

8 – Autos

Novidades 

 

A BMW anunciará um plano para a expansão da sua rede de concessionárias no Brasil. Hoje são 55 pontos de venda. O motivo? O expressivo aumento das vendas das marcas do grupo por aqui. Para alavancar os negócios, a BMW Group vai desembarcar dois novos automóveis de passeio no País, no início do segundo semestre deste ano. 

 

6.jpg

 

 

9 – Luxo

Super-relógio

 

A família Sandoz, a mais rica da Suíça, é dona do laboratório com o mesmo nome e controla a marca de relógios Parmigiani. Os Sandoz são apaixonados pela relojoaria. O modelo Bugatti Super Sport, da Parmigiani (foto), custa US$ 295 mil. Foram confeccionados apenas 30. Para o Brasil veio um único exemplar. E já foi vendido.

 

8.jpg

 

 

10 – Hotelaria

Aposta

 

O Grupo mexicano Posadas, que controla bandeiras como Caesar Park e Business, vai ex-pandir sua rede no Brasil. Até 2015, serão construídos 35 hotéis com investimento que deve ultrapassar US$ 350 milhões. A grande aposta será a bandeira três estrelas One. Serão construídas 12 unidades nos próximos anos. Pequenos hotéis e flats também estão na mira de Gastón Azcárraga, presidente do grupo, que recentemente esteve por aqui. 

 

 

11 – Destino

Hullett House, Hong Kong

 

Instalado em um magnífico prédio colonial de 1881, o hotel Hullett House é a per-feita combinação entre o Oriente e o Ocidente, característica típica de Hong Kong. Localizado no coração de Tsim Sha Tsui, o hotel está a poucos minutos da Canton Road, a Quinta Avenida de Hong Kong, com sua grande variedade de lojas de grifes de luxo. A suíte imperial chinesa tem murais pintados à mão e cama para lá de king size, digna de imperador. O Hullett oferece cinco diferentes opções de restaurante de altíssima qualidade. O hotel integra a The Leading Hotels of the World. Diárias a partir de US$ 750. www.hulletthouse.com

 

7.jpg

 

 

12 – Atacado e varejo

Vai bem

 

A Kalunga bateu a marca do R$ 1,1 bilhão de faturamento em 2010 e se prepara para crescer 25% em 2011. Para isso, serão inauguradas pelo menos mais 20 lojas até o final do ano. A previsão é chegar a 100 unidades nos próximos anos – hoje são 60 em funcionamento. 

 

 

13 – Objeto de desejo

Only for ladies

 

Pensado para as mulheres que buscam produtos diferenciados, a Gresso, badalada marca russa de artigos de luxo para gadgets, acaba de lançar um exclusivo iPhone 4 já montado em um case de ébano africano de 200 anos, com o indefectível logo da companhia de Steve Jobs em ouro 18 quilates. Como se não bastasse, o modelo é cravejado de delicados e reluzentes cristais Swarovski. Um luxo só. Para matar as amigas de inveja, é preciso desembolsar US$ 5 mil.  

 

3.jpg

 

 

14 – Entrevista

 

1.jpg

Antônio Cássio dos Santos, presidente da Mapfre Seguros

 

Em 2010, a espanhola Mapfre Seguros teve alta de 66% em seu lucro líquido, em comparação com 2009, o maior da história do grupo no Brasil. Veja qual será a aposta da Mapfre para 2011 na entrevista com o presidente da subsidiária brasileira, Antônio Cássio dos Santos.

 

Qual a posição da subsidiária brasileira dentro do Grupo Mapfre? 

Fomos uma das que mais cresceram em lucro líquido em 2010. Em euros, nosso faturamento cresceu 29% aqui no Brasil. O País passou a ser o segundo do grupo Mapfre no mundo, atrás da Espanha e à frente dos Estados Unidos. Em 2011, com a joint venture com o Banco do Brasil, que deverá entrar em operação no início do segundo semestre, chegaremos a um faturamento estimado em R$ 9 bilhões. Dentro de alguns anos, a operação brasileira ocupará o primeiro lugar do grupo.  De uma companhia medíocre no final dos anos 1990, passamos a ser líderes de mercado. Num espaço de dez anos, fomos do ostracismo à liderança.

 

Como a joint venture operará?

Atuaremos de maneira multicanal, multipro-duto e com abrangência nacional. Seremos a companhia com a maior quantidade de pontos de distribuição no País, maior quantidade de soluções em seguros e com um portfólio de mais de 15 mil corretores. 

 

Quais as perspectivas para 2011?

Nosso maior desafio e oportunidade é aumen-tar a penetração dos seguros nas classes emer-gentes. O Brasil é hoje o maior mercado do mun-do em seguros populares. Fomos a primeira seguradora a vender esse tipo de seguro, a aten-der as classes C e D. Um dos grandes pilares do boom do desenvolvimento da Mapfre foi ter apostado, há seis anos, na mobilidade social. Desenvolvemos produtos para essas classes e hoje temos 16 milhões de segurados, que fazem parte da parcela mais vulnerável da sociedade. 

 

 

Aprovado


Alta - A indústria brasileira teve, em 2010, o maior crescimento dos últimos 24 anos. A produção caiu em dezembro por causa da concorrência forte dos importados e das taxas de juros. Mas no consolidado do ano houve alta de 10,5%, a maior desde 1986.   

 

Reprovado


Escândalo - Absurdos o desvio de verbas e o embargo de obras por parte da alta diretoria de Furnas. Para piorar, parlamentares petistas se recusam a instalar uma CPI para apurar todas as suspeitas e denúncias. É preciso punir exemplarmente os corruptos. 

 

 

“Se nos sentarmos agora, poderemos ser atropelados mais tarde” Franklin Roosevelt

 

 

Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno