17/09/2025 - 10:44
Jerry Greenfield, um dos fundadores da popular marca de sorvetes Ben & Jerry’s, não faz mais parte da companhia. O empresário anunciou hoje sua demissão da empresa que criou em 1978, depois de ver a relação com a Unilever se derreter por completo.
O motivo? Uma briga pública com a gigante de bens e consumo, que adquiriu a marca de sorvetes em 2000 por US$ 326 milhões, a respeito da situação em Gaza.
“Não posso mais, em sã consciência, e depois de 47 anos, continuar sendo funcionário da Ben & Jerry’s. Estou me demitindo da empresa que Ben e eu fundamos em 1978”, disse Greenfield, na carta publicada pelo sócio e parceiro Ben Cohen, no X.
+ Marcopolo retoma operação na Europa com foco no segmento rodoviário
O conflito com a controladora teve início quando a Ben & Jerry’s decidiu interromper as vendas nos territórios palestinos ocupados por Israel na Cisjordânia. Em novembro de 2024, a fabricante de sorvetes chegou a processar a Unilever, sob a acusação de tentar silenciar seu apoio aos palestinos em Gaza.
Disputa sobre valores sociais
Isso porque, quando a Unilever comprou a marca de sorvetes em 2000, foi negociado um acordo que protegia o direito da Ben & Jerry’s se manifestar. Foi criado, inclusive, um conselho independente para supervisionar a missão social da companhia. Contudo, a relação da Unilever com o conselho foi derretendo ao longo do tempo.
“Defender os valores de justiça, equidade e nossa humanidade compartilhada nunca foi tão importante, e ainda assim a Ben & Jerry’s foi silenciada, marginalizada por medo de incomodar aqueles que estão no poder”, disse Greenfield em sua carta.
+ Trump diz que ‘grupo de grandes empresas’ quer comprar TikTok nos EUA
Um porta-voz da Magnum Ice Cream Company, unidade de sorvetes da Unilever, disse que “discorda da perspectiva de Greenfield e procurou envolver ambos os cofundadores em uma conversa construtiva sobre como fortalecer a poderosa posição baseada em valores da Ben & Jerry’s no mundo”. A Unilever não respondeu imediatamente a um pedido de comentário feito pela Reuters.
Momento estratégico
A demissão de Greenfield ocorre em um momento estratégico para a Unilever. A empresa está em processo de desmembramento de sua unidade de sorvetes e tem cortejado investidores para apresentar o com o plano de listagem da Magnum Ice Cream Company, o que inclui a Ben & Jerry’s.
Os fundadores da marca de sorvetes fizeram uma tentativa de recomprar a empresa. Em entrevista à Bloomberg, Cohen disse que existia um grupo de investidores prontos para fazer uma oferta pela Ben & Jerry’s. Contudo, o CEO da Magnum, Peter ter Kulve, disse que a Ben & Jerry’s não estava à venda e totalmente integrada à nova empresa.