(Reuters) – O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse que qualquer medida para aumentar a participação dos Treasuries de longo prazo na emissão de títulos da dívida ainda está longe, devido a obstáculos, incluindo o aperto quantitativo do Federal Reserve, informou a Bloomberg News nesta quinta-feira.

“Isso está muito distante”, disse Bessent em entrevista à Bloomberg Television, quando questionado sobre o assunto.

Bessent ainda disse que pedirá à China que reequilibre sua economia quando conversar com o ministro das Finanças chinês na sexta-feira, segundo a reportagem.

Ele descartou a especulação de que o governo dos EUA pode reavaliar suas reservas de ouro em um esforço para reduzir as necessidades de empréstimo ou para financiar a criação de um fundo soberano, acrescentou a matéria.

Bessent também disse que o alívio das sanções à Rússia pode estar na mesa de negociações sobre a guerra na Ucrânia, segundo a reportagem, acrescentando que Washington está preparado para aumentar ou reduzir as penalidades com base na disposição da Rússia em negociar.

Ele afirmou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, garantiu que a Ucrânia assinaria um acordo de US$500 bilhões para transferir direitos sobre minerais antes da conferência de segurança de Munique, mas ainda não assinou, acrescentou a reportagem.

Zelenskiy rejeitou na quarta-feira as exigências dos EUA para que a Ucrânia devolva a Washington essa quantia em riqueza mineral pela ajuda na guerra, dizendo que os EUA não forneceram nem perto dessa quantia até agora e não ofereceram garantias de segurança específicas no acordo.

(Por Gnaneshwar Rajan em Bengaluru)

tagreuters.com2025binary_LYNXNPEL1J0JL-VIEWIMAGE