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HERDEIRO: Alexandre Murad, de 29 anos, tem pela frente o desafio de dirigir o grupo criado pelo pai

Beto Carrero, o personagem criado por João Batista Sérgio Murad, precisou de 16 anos para transformar um sonho, o Beto Carrero World, em um dos maiores parques temáticos do mundo. Seu filho, Alexandre Von Janke Murad, de 29 anos, terá bem menos tempo para provar que o negócio pode ser viável mesmo após a morte do dublê de caubói, ator, produtor e empresário, ocorrida em 1º de fevereiro. Visto pela ótica empresarial, a tarefa não parece ser das mais difíceis. No ano passado, as receitas do empreendimento cresceram 40% para o patamar recorde de R$ 50 milhões. No mesmo período, o setor avançou módicos 5% para R$ 491,8 milhões, segundo cálculos da Adibra ? entidade que reúne as empresas desse segmento. ?Vivemos um dos melhores momentos de nossa história?, celebra Aristides Miehues, diretor escalado como porta-voz por Alexandre.

De acordo com Miehues, o parque está colhendo os frutos de um bem-sucedido processo de profissionalização, iniciado em 2000. Foi nessa época que João Murad começou a preparar o primogênito para gerir a companhia. Estudante de administração de empresas, Alexandre passou por vários departamentos. De temperamento tranqüilo, seu hobby é a pesca oceânica, que pratica nos finais de semana em companhia de uns poucos amigos. Ao contrário do pai, Alexandre tem aversão à mídia e nunca gostou de badalações. E apesar de cuidar também da produção dos espetáculos, que têm como enredo o Velho Oeste e a África, ele jamais demonstrou aptidão para a ribalta. ?Alexandre prefere ficar na coxia dirigindo os espetáculos ou bolando novas atrações?, conta Miehues.

O conhecimento do empreendimento e o cenário favorável do ponto de vista financeiro podem não ser o bastante. Isso porque o Beto Carrero World não é uma empresa qualquer. Especialmente para os parâmetros do setor no Brasil. O acervo e a marca estão avaliados em US$ 100 milhões. E sua imagem sempre se confundiu com a figura do criador. Montado no cavalo Faísca, João Murad protagonizava espetáculos que faziam a alegria de crianças e adultos.

Sempre que o movimento caía, o empresário corria para as emissoras de TV. Os shows do Beto Carrero World e da trupe ?Comando Maluco?, pelo Brasil afora, também funcionavam para incentivar a mística em torno de seu nome. O empreendimento estava intimamente ligado à figura e à imagem de seu criador

 Nesse contexto, cabe uma pergunta: o parque Beto Carrero é viável sem a figura de Beto Carrero? José Roberto Martins, especialista em marcas e coordenador do curso de MBA da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), diz que sim. Cita como exemplo a Disney World, que resistiu à morte do fundador, Walt Disney. ?Em alguns casos, um episódio triste tem o poder de ampliar ainda mais o interesse do público?, argumenta. ?Isso aconteceu na Graceland, a mansão-museu de Elvis Presley situada em Memphis (EUA), cujas visitas de fãs aumentaram significativamente após o falecimento do cantor.? Martins alerta, no entanto, que a continuidade, e até mesmo o crescimento do Beto Carrero World, dependerá de uma gestão bem azeitada, que preserve os atributos positivos da marca e consiga entregá-los aos consumidores. ?A família de Ayrton Senna foi bem-sucedida nesse quesito, ao contrário dos herdeiros do comandante Rolim Amaro, fundador da TAM?, completa.

E é exatamente nisso que o jovem Alexandre e a equipe de veteranos executivos vêm trabalhando. Mesmo com a morte do pai, o parque não fechou um minuto sequer. Dois dias após o enterro de João Murad, o filho divulgou um comunicado anunciando que assumiria a presidência, um posto que já ocupava informalmente. Ficou decidido também que os projetos em andamento serão mantidos. ?Foi a forma que encontramos para evitar que as especulações afetassem o negócio?, resume o porta-voz Miehues. Agora, quem dirige o espetáculo é a nova geração.

 

O MUNDO DE BETO CARRERO

PRINCIPAL NEGÓCIO: parque Beto Carrero World

LOCAL: Penha (SC)

RECEITA em 2007: R$ 50 MILHÕES

NÚMERO de visitantes: 1 MILHÃO

VALOR de mercado: US$ 100 MILHÕES