06/02/2023 - 8:50
LOS ANGELES (Reuters) – A superestrela pop Beyoncé quebrou o recorde de mais vitórias na carreira na premiação do Grammy, no domingo, mas perdeu novamente na prestigiada categoria de álbum do ano, desta vez para o cantor britânico Harry Styles.
Beyoncé adicionou quatro Grammys à sua coleção, elevando seu total para 32 e superando a contagem do falecido maestro clássico Georg Solti. Ela foi indicada a nove prêmios este ano.
Apesar de seu sucesso ao longo dos anos, a cantora de 41 anos de “Break My Soul” nunca conquistou o troféu de melhor álbum entre suas quatro indicações na categoria. Styles levou para casa essa honraria no domingo por “Harry’s House”.
“Tenho sido tão inspirado por todos os artistas desta categoria”, disse um surpreso Styles ao receber o prêmio. “Em noites como esta, obviamente é muito importante para nós lembrarmos que não existe o melhor na música.”
+ Beyoncé anuncia primeira turnê solo em quase sete anos
Styles emocionou a multidão com uma apresentação de seu single de sucesso “As It Was”.
O ex-integrante de “One Direction” triunfou sobre uma formidável lista de candidatos a álbuns que incluía Beyoncé, o rapper porto-riquenho Bad Bunny, a cantora e flautista Lizzo, a britânica Adele e o hitmaker sueco da era disco ABBA.
Beyoncé subiu ao palco ao garantir o recorde histórico do Grammy com seu prêmio de melhor álbum dance/eletrônico por “Renaissance”.
“Estou tentando não ser muito emotiva. Estou tentando apenas aproveitar esta noite”, disse Beyoncé. “Quero agradecer a Deus por me proteger. Obrigada, Deus.”
Mais cedo, Beyoncé estava ausente quando foi nomeada a vencedora de melhor música de R&B por “Cuff It”. O apresentador Trevor Noah disse que a cantora estava presa no trânsito.
Os eleitores do Grammy distribuíram as principais premiações entre diversos artistas.
A animada “About Damn Time” de Lizzo ganhou a gravação do ano. “Just Like That”, da cantora de blues Bonnie Raitt, sobre um doador de órgãos, ganhou a canção do ano, um de seus três prêmios no domingo.
A cantora de jazz norte-americana Samara Joy foi eleita a artista revelação, superando a brasileira Anitta, que concorria na categoria.
“Oh meu Deus. Eu tenho assistido a todos vocês na TV por tanto tempo”, afirmou ela. “Todos vocês são muito inspiradores para mim.”
Os vencedores foram escolhidos por cerca de 11.000 membros da Recording Academy, que enfrentou reclamações de que não deu o devido reconhecimento aos artistas negros. O grupo tomou medidas nos últimos anos para diversificar seus membros e revisar os procedimentos de votação.
Fãs de Beyoncé inundaram as redes sociais no domingo, tornando a palavra “ROBBED” um trending topic no Twitter. “Beyoncé foi mais uma vez roubada”, escreveu usuário do Twitter @coreynmarie.
(Por Lisa Richwine e Danielle Broadway)