16/10/2023 - 8:06
Durante a Brasil Game Show 2023, as desenvolvedoras de jogos Nintendo e Ubisoft exibem as suas novidades e detalharam as suas estratégias para conquistar o público nacional.
Nintendo
Com as ausências de Xbox (Microsoft) e PlayStation (Sony) no evento, a Nintendo foi destaque entre as companhias que desenvolvem consoles para o mercado gamer. O estande (um dos maiores da feira) está recheado de novidades e destaques dos mais de sete anos de seu aparelho Switch. Vale destacar que ao longo de sua vida são quase 130 milhões de consoles e mais de 1 milhão de softwares comercializados globalmente.
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O sucesso atual do console híbrido (que pode ser jogado na TV ou mobile) trouxe a japonesa novamente ao Brasil em 2020. Ela deixou os fãs do Mario por aqui em 2015, muito por conta do fracasso do antecessor do Switch, o Wii U, que vendeu apenas pouco mais de 13 milhões de unidades.
De 2020 até 2023, a Nintendo instalou uma eShop nacional e começou a localizar parte de seus jogos com tradução e dublagem em português do Brasil – algo que seus concorrentes fazem há algum tempo por aqui.
“A localização é muito importante para o mercado de jogos. Está muito claro para nós, especialmente em um país como este, onde muita gente não fala inglês. Já localizamos oito jogos e estamos preparando mais dois: Super Mario Bros. Wonder e Princess Peach: Showtime! (próximos lançamentos). A esperança é que tudo que saia para o Brasil esteja localizado daqui um tempo”, explica Romina Whitlock, diretora de marketing da Nintendo na América Latina.
Os jogos com “uma audiência expandida” recebem prioridade pois acabam atendendo desde crianças a adultos, ressalta.
“Por isso trabalhamos muito a localização para os jogos do Mario porque são os mais populares.”
Na parte de marketing, a companhia está trabalhando a marca de diversas formas no país. Ela começou a realizar campanhas massivas no online, TV, “out of home”, com varejistas e com pequenas ilhas em shoppings para degustação de seu console e games.
“Nós fomos embora e voltamos faz quatro anos, então temos que trabalhar duro em criar esse branding e fazemos de uma forma 360º, para impactar mais gente. Queremos crescer mais”.
Ubisoft
A empresa francesa, por sua vez, lançou a Ubisoft TV. Como o próprio nome diz, trata-se de uma TV da marca com conteúdo de entretenimento e, claro, games. A plataforma pode ser vista via Samsung TV Plus, Pluto TV, Amazon Fire TV, além dos aplicativos para a Android e iOS.
“Lançamos a Ubisoft TV Brasil, com muitos conteúdos engraçados, educativos, interessantes, para a geração Z e Millenials sobre o universo gamer e geek”, afirma Bertrand Chaverot, diretor geral da desenvolvedora para a América Latina.
Bertrand diz que há um “bom investimento” para localizar jogos, no entanto isso traz um retorno em vendas e para a marca. A Ubisoft tem isso como prática em diversos games de seu catálogo.
“Um jogo em português do Brasil tem muito mais potencial (de vendas). O Brasil é um dos países mais importantes do mundo para nós e a base para América Latina. Por isso continuamos fazendo muito conteúdo e eventos localmente.”
Sobre os jogos mais representativos no país, o Rainbow Six (tiro em primeira pessoa) lidera, segundo Bertrand.
“Os times brasileiros, de todos os países do mundo, foram os que ganharam mais dinheiro. Mais de 9,1 milhões de dólares desde 2015, quando começou o competitivo.”
A companhia também comercializou mais de 2,5 milhões de livros da franquia Assassin’s Creed no Brasil.