A Schaeffler apresentou nesta quarta-feira (1) o modelo Free Drive de bicicletas, que dispensa as correntes que ligam os pedais à roda. As pedaladas geram energia, que é armazenada em um gerador que a transmite ao motor elétrico – a energia dos pedais é convertida em elétrica e depois novamente em movimento.

Além disso, o motor também pode ser recarregado na tomada, como uma bicicleta elétrica, mas a ideia é que a Free Drive seja um veículo que exija um certo grau de esforço físico. A empresa alemã pretende promover o máximo de flexibilidade para diversos percursos, sem encarecer a conta de energia.

Diferente do motor das bicicletas elétricas (e-bikes),  o propulsor da Free Drive pode ser abastecido durante a viagem. A energia é armazenada e utilizada de acordo com a necessidade e o interesse do usuário, podendo ser bastante útil em uma longa ladeira, por exemplo.

O motor possui 250W e dissipa até 5% da energia produzida nos pedais. Ainda não é tão potente como as bicicletas elétricas de 350W encontradas no mercado brasileiro, mas a ideia promete abrir um novo nicho para o mercado de bicicletas.