O vice-presidente americano Joe Biden condenou novamente nesta quarta-feira a decisão de Israel de construir novas casas em Jerusalém Oriental e reiterou o apoio dos Estados Unidos a um Estado palestino “viável”.

“Cabe a todas as partes desenvolver um clima de apoio às negociações e não complicá-las”, declarou Biden durante uma declaração ao lado do presidente palestino Mahmud Abbas em Ramallah (Cisjordânia).

“Ontem, a decisão do governo israelense de avançar o planejamento de novas casas em Jerusalém Oriental compromete esta confiança, a confiança de que precisamos agora para iniciarmos negociações frutíferas”, acrescentou o vice-presidente, em visita aos Territórios Palestinos.

O Ministério israelense do Interior aprovou na terça-feira a construção de 1.600 novas casas em Ramat Shlomo, bairro habitado por judeus ultra-ortodoxos em um setor árabe de Jerusalém anexado por Israel. A comunidade internacional não reconhece a anexação.

Essa decisão foi fortemente condenada pelos palestinos.

Biden reafirmou o engajamento dos Estados Unidos em favor da realização de um Estado palestino que seja “viável e unido”.

“Todo mundo deve saber hoje que não há alternativa à solução de dois Estados (israelense e palestino), que deve fazer parte integrante de qualquer plano de paz global”.

pfm-dlm/dm