Por Steve Holland

WASHINGTON (Reuters) – O presidente norte-americano Joe Biden realizará uma ligação por vídeo com o presidente russo Vladimir Putin na terça-feira, disseram o Kremlin e uma fonte dos EUA com conhecimento do assunto neste sábado.

Os dois planejam discutir as preocupações dos EUA em relação às movimentações militares da Rússia na fronteira com a Ucrânia e outros assuntos, afirmou a fonte norte-americana. Também discutirão laços bilaterais e a implementação de acordos firmados na cúpula de Genebra em junho, disse o Kremlin à Reuters neste sábado.

+ Fitch reafirma rating da Rússia em BBB, com perspectiva estável
+ Alemanha avalia extradição de britânico que ‘espionou para Rússia’

Biden ainda discutirá estabilidade estratégica, questões cibernéticas e regionais. O momento exato da ligação não foi divulgado.

Mais de 94.000 tropas russas estão aglomeradas perto da fronteira da Ucrânia. O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse na sexta-feira que Moscou pode estar planejando uma ofensiva militar de larga escala para o fim de janeiro, citando relatórios de inteligência.

Biden sublinhará as preocupações dos EUA a respeito das atividades militares da Rússia na fronteira com a Ucrânia e reforçará o apoio dos EUA à soberania e integridade territorial da Ucrânia, acrescentou a fonte norte-americana neste sábado.

(Reportagem de Steve Holland)