10/02/2022 - 22:51
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta quinta-feira (10) que os cidadãos americanos deixem imediatamente a Ucrânia, diante de uma possível invasão russa.
“Os cidadãos americanos devem sair agora”, declarou Biden em entrevista à NBC News. “Estamos lidando com um dos maiores exércitos do mundo”, alertou o presidente.
+ Ucrânia pede que Rússia seja excluída de portos globais após exercícios no Mar Negro
+ ‘Finlandização’, uma controversa neutralidade mencionada na crise da Ucrânia
Biden reiterou que, em hipótese alguma, enviaria tropas para a Ucrânia, mesmo para resgatar americanos em caso de invasão russa. “Isso é uma guerra mundial. Quando americanos e russos começam a atirar uns nos outros, estamos em um mundo muito diferente”, disse.
A tensão entre Washington e Moscou está no nível mais alto desde a Guerra Fria. Líderes ocidentais recorreram à diplomacia para aliviar a situação, mas os comentários de Biden, assim como do Departamento de Estado, que também renovou sua advertência aos cidadãos americanos, podem elevar novamente a tensão.
“O que eu espero é que se (o presidente russo, Vladimir Putin) for insensato o suficiente para entrar, seja inteligente o suficiente para não fazer nada que possa afetar de forma negativa os cidadãos americanos.” Biden assinalou que não precisaria comunicar isso a Putin: “Ele sabe.”