Por Nandita Bose

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja defender que o Congresso norte-americano precisa agir rapidamente para aumentar o teto da dívida de 31,4 trilhões de dólares do governo federal em uma visita na quarta-feira a um distrito eleitoral representado por um deputado republicano após uma vitória por margem estreita nas eleições de meio de mandato em novembro.

A viagem do democrata ocorre um dia depois de ele se reunir com os principais parlamentares republicanos e democratas pela primeira vez em três meses para tentar avançar na ampliação do teto da dívida, em busca de evitar um calote histórico que o Departamento do Tesouro alertou que pode ocorrer em semanas.

+ Biden considera não ir à reunião do G7 se acordo sobre dívida estiver próximo

+ Biden considera testar constitucionalidade do limite da dívida

Em uma aparição na Westchester Community College, ao norte da cidade de Nova York, Biden planeja discutir a necessidade de agir rapidamente para evitar o calote. A faculdade está localizada em um distrito suburbano representado pelo congressista republicano Mike Lawler, um dos poucos republicanos de Nova York que venceram incumbentes democratas em 2022, dando ao partido uma estreita maioria de 222 a 213 na Câmara dos Deputados.

Os democratas veem os membros republicanos da Câmara que venceram suas eleições por pouco como possivelmente vulneráveis a serem pressionados a romper com a liderança de seu partido e votar em um projeto de lei para aumentar o teto da dívida sem condições.

O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, disse que os republicanos não votarão para aumentar o limite de empréstimos sem um acordo para cortar gastos.

Lawler comparecerá ao evento com Biden, disse um assessor do parlamentar.

O presidente também participará de dois eventos de arrecadação financeira para sua candidatura à reeleição em 2024, organizados por doadores ricos — o ex-executivo da Blackstone, Tony James, e o presidente executivo do Libra Group, George Logothetis.

Embora Biden tenha se concentrado amplamente em seus deveres presidenciais desde que anunciou sua candidatura à reeleição, sua operação de campanha está ganhando vida.

Espera-se que os eventos planejados para Biden gerem cerca de 2,5 milhões de dólares para sua campanha de reeleição, segundo fontes.

(Por Nandita Bose em Washington)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ490H4-BASEIMAGE