16/11/2025 - 12:00
Você pode não conhecer a Endemol pelo nome, mas com certeza já consumiu alguns de seus shows. Famosa por desenvolver e licenciar realitys shows como o Big Brother e o Masterchef, a companhia vê no Brasil a ponta de lança de sua nova unidade de negócio: os eventos presenciais.
Vendida para a francesa Banijay em 2019, a companhia de origem holandesa continua vendo no Brasil um mercado prioritário. Desde 2023, a companhia conta com o Banijay Estúdios, complexo audiovisual na cidade de Guarulhos, na grande São Paulo, onde são realizados eventos ao vivo, como os jogos da Kings League, e gravações de outros programas, como o Casamento às Cegas, da Netflix. A CEO da Endemol Shine no Brasil, Nani Freitas, explicou que a ideia da companhia é ser um “projeto 360 graus no entretenimento”.
“Apesar do core do nosso negócio continuar sendo criação, produção e licenciamento de formato, a ideia agora é conseguir nos conectarmos com o consumidor de outra forma, fora das telas. Por isso que a ideia do Banijay Estúdios está totalmente alinhada com o que queremos no país”, apontou.
Companhia vai apostar em shows ao vivo
O complexo de 60 mil metros quadrados possui três estúdios e pode receber até 16 mil pessoas ao vivo. O modelo de negócios da companhia para o local envolve a locação para gravações de programas para diversas plataformas, como Netflix, para o Casamento às Cegas Brasil, e a TV Globo, com o The Wall e o The Masked Singer.
+Jogos de guerra: Call of Duty e Battlefield acirram batalha no mercado de games
+F-1: McLaren mostra carro com pintura especial para o GP de Las Vegas
Os estúdios têm 6 mil, 3 mil e 1 mil metros quadrados e são totalmente modulares. É nisso que a empresa aposta para transformar um deles em casa de shows. Com a capacidade entre 4 mil e 5 mil telespectadores, a estreia do espaço vai acontecer neste fim de semana, com uma apresentação de Alexandre Pires. Já há outro show confirmado para o local, de Seu Jorge, ainda sem data. A executiva explica que o espaço não será dedicado a música 100% do tempo e que outros eventos ao vivo vão acontecer no local em 2026.
“Vamos ter eventos ao vivo durante todo o ano de 2026 e não só shows de música. Vamos usar a estrutura para experiências gastronômicas, usando a marca do Masterchef, peças de teatro, experiências imersivas e eventos corporativos”, contou.
“Por ser totalmente modular, podemos transformar os espaços rapidamente e isso nos diferencia no mercado”.
Apostas no Masterchef
O grande negócio da Endemol é desenvolver projetos e licenciá-los para outras emissoras e plataformas ou produzi-los dentro dos estúdios. Casamento às Cegas, Big Brother, The Wall e The Masked Singer são alguns exemplos da presença da empresa no país. Mas a grande aposta “fora das telas” é o Masterchef. O reality culinário transmitido pela Bandeirantes completou o seu décimo primeiro ano no ar e conta com diversas ativações como eventos gastronômicos, livros e utensílios de cozinha com a marca do programa.
“O Masterchef é o melhor exemplo do que queremos dizer com estratégia 360 graus no entretenimento. Já realizamos eventos ao vivo, como o jantar nas alturas, na Lagoa Rodrigo de Freitas, uma imersão culinária dentro de um trem em Curitiba, e um menu exclusivo dentro do Beto Carreiro, tudo isso com a presença ou com os cardápios assinados pelos chefs do programa. Fora a linha de brinquedos, os livros e os utensílios e produtos culinários, como azeite e ovos”, encerrou Freitas.
