No início deste ano, um jogo chamado Wordle ficou mundialmente conhecido por sua dinâmica e simplicidade, e rapidamente cativou públicos de todas as idades. Entre os fãs do game de caça-palavras está, nada mais nada menos, do que Bill Gates.

O bilionário fundador da Microsoft compartilhou sobre sua paixão em seu blog na terça-feira (30). Ele conta que desde fevereiro ou março se pega fazendo a mesma coisa: “pouco depois de acordar, pego meu telefone ou laptop e resolvo Wordle”, escreveu.

Confira 5 fatores de risco que podem causar um AVC

O jogo funciona como um “quebra-cabeça” em que você tem seis chances de adivinhar uma palavra de cinco letras. Todos os dias, uma nova palavra fica disponível para ser desvendada. Com a popularidade que ganhou, ainda mais com a projeção no Twitter, logo surgiram versões em outras línguas, sendo “Termo” o equivalente para o público brasileiro. 

Seu criador, o galês Josh Wardle, esteva na lista das 100 pessoas mais influentes de 2022 elaborada pela TIME. Além de Gates, o jogo tem outros fãs famosos, como a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, e Jimmy Fallon, por exemplo.

Além de inglês e português, o Wordle está disponível em mais de 60 idiomas, incluindo dialetos especiais, como os inventados para Star Trek e Senhor dos Anéis. “Eu me considero um nerd, mas qualquer um que consiga resolver um Wordle em Klingon ou Élfico está em um nível totalmente diferente”, brinca Gates.

O empresário conta que se aventura também nas outras variações do jogo, cujas quais é necessário adivinhar quatro palavras (chamadas Quordle) ou oito palavras (chamadas Octordle). “Ao final, eu verifico meu e-mail para ver como me saí comparado aos meus amigos e familiares que também compartilham dessa minha obsessão”, revela.

Dicas do Bill Gates

Ele começa dizendo sobre a importância de se começar a jogar com um primeiro palpite estratégico. “Eu gosto de começar com uma palavra que contém muitas vogais, como ‘audio’ [ou ‘áudio’, em português]”.

Depois disso, ele diz que ajuda pensar quais consoantes podem ficar próximas umas das outras. No caso dele, por jogar em inglês, C e H ou S e L são possíveis combinações. Para quem joga em português, a regra é um pouco diferente, mas pode funcionar com L e H ou C e H.

Outro ponto importante que também pode ser aplicado para os brasileiros que pretendem aprender com Gates é sempre se lembrar que as palavras podem começar com vogais e que uma mesma letra pode se repetir mais de uma vez.

Uma situação que pode acontecer é, quando já se sabe quais são quatro letras da palavra e está faltando apenas uma letra para ganhar o jogo, mas é sua última ou penúltima tentativa e você percebe que há duas ou mais opções de letras que também formariam uma palavra com aquela combinação. Nesse caso, ele admite que é uma “questão de sorte” e diz que é preciso arriscar.

“Eu costumo resolver o Wordle em quatro tentativas, às vezes cinco”, conta. Gates admite que gosta do fato de poder jogar apenas uma vez por dia, como permite a versão gratuita do jogo. Caso contrário, seria fácil para ele “perder tempo” com a brincadeira. “Eu sou o tipo de pessoa que vai jogar um jogo viciante repetidamente se eu me der a chance”, assume.

Para finalizar, ele ainda conta que também joga uma outra versão do jogo, mas com números, o Nerdle. Em vez de uma palavra, você precisa resolver uma equação e, em vez de letras, você deve adivinhar dígitos (de 1 a 9) e sinais matemáticos (+, -, x e /). O jogador tem seis chances de colocá-los na ordem certa.

“Como uma pessoa orientada para a matemática, provavelmente sou melhor em Nerdle do que nas versões relacionadas a palavras, embora não tenha tantos amigos e familiares que gostem de jogar essa versão”, finaliza.