O presidente da Microsoft está vivíssimo, mas a GMD Studios resolveu comprar a idéia de um documentário sobre seu ?assassinato?. Seguindo a linha de A Bruxa de Blair, o diretor Brian Clark criou um clima de documentário para encontrar o verdadeiro assassino de Gates. Na fita, batizada de McArthur Park, o executivo teria sido morto por um extremista durante um evento em Los Angeles. Tudo mentirinha, claro. Porta-vozes da Microsoft não gostaram nada da idéia, mas não pretendem recorrer à Justiça. O filme sobre a morte de Bill Gates deve ficar pronto no próximo ano.

PERIGO NA MÃO

Os micros portáteis não estão protegidos dos vírus. Pragas como o Liberty Crack, o Phage e o Vapor já bagunçaram o funcionamento dos pequenos aparelhos. A abordagem ocorre no momento em que eles estão trocando informações com os computadores pessoais. Até hoje ainda não foi encontrado nenhum inimigo no interior Pocket PCs, produzidos pela Compaq e pela HP, mas a McAfee decidiu se antecipar e lançou o primeiro antivírus especialmente desenhado para equipamentos portáteis. O ViruScan Wireless acaba de chegar ao mercado ao custo de R$ 53,83.

DICK TRACY NA MODA

Depois da Timex lançar um relógio com acesso à Internet agora foi a vez da Swatch. Em parceria com a AOL, a grife de relógios divulgou que vai desenvolver uma linha com acesso à rede. O brinquedo vai permitir a troca de mensagens instantâneas. Só falta falar. Com o acordo, a Swatch vai ganhar anúncios na revista Time e no portal da AOL.

? No trabalho, os europeus surfam três horas na Internet por semana para interesses pessoais, fazem reserva de viagens, compras e lêem

? A NTT DoCoMo, maior operadora de telefonia celular do Japão, decidiu adiar a estréia dos serviços de terceira geração (3G)

? AO número de usuários do Napster caiu 20% no mês de março, como reflexo do bloqueio de canções com direitos autorais reservados

 

ESPIONAGEM SEM FIO

A proliferação de redes que funcionam por meio de ondas de rádio e permitem o acesso à Internet por notebooks em qualquer lugar de uma companhia acabou expondo dados administrativos. Equipada com micros convencionais que captavam sinais de rádio, uma dupla de especialistas em segurança andou durante 90 minutos por algumas ruas de São Francisco, EUA, e conseguiu penetrar em 40 redes empresariais. As ondas são um prato cheio para os espiões.

PROPAGANDA INDISCIPLINADA

A IBM arrumou uma forma pouco usual para divulgar seu namoro com o sistema operacional Linux, rival do Windows. A Big Blue espalhou grafites pretos com a figura do pingüim e o símbolo da paz nas calçadas de Chicago e de São Francisco. As prefeituras, furiosas, multaram a companhia por poluição visual. Além disso, para cada hora gasta com a limpeza dos locais sujos de Chicago, a empresa terá de pagar US$ 67. A IBM se defende e afirma que a tinta é biodegradável.

BRASIL COM HP

O indiano Pradeep Jotwani é presidente da organização de consumo da HP e cuida das atividades de marketing, distribuição, vendas e suporte para toda linha de produtos destinadas ao consumo, que inclui computadores pessoais, impressoras e soluções de fotografia digital. Ele esteve por dois dias no Brasil. Veja o que ele pensa sobre o nosso mercado.

DINHEIRO ? Como você está vendo as oportunidades no futuro?
JOTWANI ?
Prestamos muita atenção no Brasil. No ano passado, nossa divisão cresceu 91% e deve crescer entre 50% e 70% este ano. Comparando com outras regiões, só temos visto crescimento parecido na China e na Índia. São bastante expressivas dentro do contexto mundial.

DINHEIRO ? Uma situação bastante diferente dos EUA…
JOTWANI ?
Sim. Enquanto lá temos uma penetração de 58% no mercado de PCs, o mercado americano não vai crescer este ano. Isso quer dizer que talvez eu venda um ou dois micros a mais. Na América Latina, nossa penetração é de 5%. Mas aqui o mercado vai aumentar 50% em 2001.

DINHEIRO ? E quais são os produtos que vocês estão apostando mais?
JOTWANI ?
Em breve, vamos estar lançando câmeras digitais. Além disso, vamos apostar nos produtos que tratam imagens, nos portáteis (como o Pocket PC) e nos acesssórios que integram diferentes dispositivos.

NASDAQ VA À BOLSA

A bolsa americana que negocia papéis do setor de tecnologia resolveu fazer sua própria oferta de ações (IPO). A operação foi aprovada pelos acionistas e o próximo passo deve ser a reunião dos documentos. De 1997 a 2000, cerca de 1.600 empresas recorreram à Nasdaq para atrair capital. Em 2001, foram menos de dez.

TROCO CHINÊS

O incidente em que um caça chinês se chocou no ar com um avião espião americano colocou os programadores dos EUA de prontidão. Segundo o centro de proteção para infra-estrutura americano, hackers orientais teriam discutido a idéia de invadir endereços ianques. O gesto seria uma forma de revidar a morte do piloto e ?mártir? Wang Wei. O ataque já começou. Nas últimas semanas, o órgão detectou casos em que chineses substituíram o conteúdo de sites por mensagens como ?Saboteie os EUA?.

ESPANHOL NA REDE

O Internet Banking do Santander está com novos serviços. O portal cresceu e ganhou áreas para Wap e financiamento de veículos, com simulação de custos. O objetivo até dezembro é dobrar a base dos atuais 120 mil usuários cadastrados. ?Queremos ter o melhor serviço de Internet banking do mercado?, disse Simone Weinschenker, diretora de marketing e Internet. Dos potenciais clientes para Web, cerca de 18% acessam o serviço. ?Em doze meses esse número deve aumentar para 30%.?