MADRID (Reuters) – O banco da Espanha registrou a unidade local da Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, como uma plataforma de moedas digitais.

O banco disse que as empresas registradas têm de cumprir as regras relativas à lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo, mas acrescentou que não supervisiona os riscos financeiros e operacionais das plataformas, e que a inclusão no não implica aprovação das suas atividades pelo órgão.

A Binance, que tem cerca de 120 milhões de usuários em todo o mundo, tuitou nesta sexta-feira que o registro na Espanha permitirá oferecer corretagem e custódia de criptoativos no país em conformidade com as regras do banco central.

O registro sinaliza que a Binance está ganhando força na Europa, depois que a França e a Itália também a incluíram em seus registros nacionais nos últimos meses, enquanto a União Europeia prepara uma nova regulamentação sobre o setor.

As empresas de criptomoedas precisarão de uma licença para emitir e vender tokens digitais na União Europeia sob novas regras acordadas na semana passada pelo bloco para domar o volátil mercado.

De acordo com as regras atuais, não há necessidade de aprovação transfronteiriça de serviços de ativos digitais na União Europeia, mas isso mudará com novas regras previstas para o final de 2023.

Globalmente, as criptomoedas são amplamente não regulamentadas, com os operadores na União Europeia sendo obrigados apenas a mostrar controles para combater a lavagem de dinheiro.

Um membro francês do Parlamento Europeu pediu ao regulador de mercado da França no início desta semana que revise sua decisão em maio de registrar a Binance, citando uma recente investigação da Reuters sobre lavagem de dinheiro na plataforma.

A reportagem da Reuters descobriu que a Binance serviu de canal para a lavagem de pelo menos 2,35 bilhões de dólares em recursos ilícitos.

(Por Joan Faus)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI670YE-BASEIMAGE