A alemã BioNTech anunciou parceria com o governo do Reino Unido para acelerar a implementação de ensaios clínicos com imunoterapias de mRNA personalizadas para o benefício dos pacientes. O objetivo é fornecer terapias personalizadas contra o câncer para até 10 mil pacientes até o final de 2030, seja como parte de ensaios clínicos ou como tratamentos aprovados. 

O acordo plurianual concentra-se em três áreas estratégicas: mRNA e outras imunoterapias de câncer baseadas em classe, vacinas para doenças infecciosas e investimentos na expansão da BioNTech no Reino Unido, um dos principais mercados da empresa.

+ Eisai e Biogen conseguem aprovação para remédio contra Alzheimer nos EUA

“Este acordo é resultado das lições aprendidas com a pandemia da Covid-19, pois todos nós experimentamos que o desenvolvimento de medicamentos pode ser acelerado sem atalhos se todos trabalharem juntos em busca do mesmo objetivo”, disse o Prof. Ugur Sahin, M.D., CEO e cofundador da BioNTech.

Peter Johnson, Diretor Clínico Nacional para o Câncer da Grã-Bretanha, disse que a tecnologia de mRNA tem o potencial de transformar abordagens para uma série de doenças.

O governo confirmou à CNBC que o anúncio representava um investimento privado no Reino Unido, mas seria apoiado por uma nova Plataforma de Lançamento de Vacina contra o Câncer financiada pelo NHS.

As próximas etapas da colaboração serão a seleção de candidatos, locais de teste e a criação de um plano de desenvolvimento com o objetivo de estar pronto para inscrever o primeiro paciente com câncer no segundo semestre de 2023. A BioNTech pretende projetar e implantar ensaios randomizados em configurações adjuvantes ou metastáticas com potencial de registro para as imunoterapias de câncer de mRNA personalizadas da empresa no Reino Unido.