18/11/2024 - 12:14
A Biotecland, startup de biotecnologia focada no agronegócio, foi eleita uma das empresas mais inovadoras do País, integrando a lista da premiação “100 Startups to Watch 2024”. Fundada em 2020 na capital federal, a empresa consolida sua trajetória ao oferecer soluções sustentáveis para os principais desafios da agricultura moderna.]
Fundada em 2020, a Biotecland deu seus primeiros passos com o apoio de iniciativas como Conecta Startup Brasil, StartBSB, Catalisa ICT e Inova Amazônia, consolidando-se como um exemplo de empreendedorismo em biotecnologia. Em 2023, um investimento significativo do Grupo Solubio impulsionou ainda mais sua expansão, aumentando sua presença no mercado e atraindo atenção nacional.
Especializada em biotecnologia com foco em microalgas, a Biotecland nasceu da parceria entre um biotecnologista e um agrônomo, unindo expertise científica e prática agrícola. Seu principal produto, o Primafert, é um biofertilizante natural que promete combater problemas como baixa eficiência na adubação, desertificação do solo e controle de pragas. O modelo híbrido de negócios da empresa — que combina atendimento direto ao consumidor (B2C) e parceria com indústrias por meio do programa Biotecland ONFARM by Solubio — já beneficia mais de 400 clientes em todo o Brasil.
Embora tenha atingido números impressionantes de faturamento, a Biotecland considera que seu impacto representa apenas uma fração do mercado agropecuário brasileiro. O reconhecimento na lista das “100 Startups to Watch 2024” reforça o potencial transformador das microalgas e incentiva a adoção dessa tecnologia sustentável no campo.