57.jpg

 

“Constituição da web” adiada

 

A votação do Marco Civil da Internet é adiada – de novo – com a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de retirar de pauta o projeto de lei que cria o Marco Civil da Internet. Como justificativa para a decisão, que representa um balde de água fria entre os setores interessados (governo e empresas de tecnologia), Alves alegou que o projeto de lei só deverá ser colocado em votação no plenário quando houver acordo entre os líderes partidários. O Marco Civil é tido como a “Constituição da web brasileira” e tramita há quatro anos no Congresso. A proposta havia ganho regime de urgência após as revelações de espionagem do governo dos EUA.

 

58.jpg

 

 

 

Vem aí o FaceBerry?

 

Executivos da fabricante canadense de celulares BlackBerry se encontraram com representantes do Facebook, na semana passada, nos Estados Unidos. O objetivo dos canadenses, segundo o jornal americano The Wall Street Journal, era sondar o interesse do Facebook em fazer uma proposta pela companhia, que enfrenta graves dificuldades financeiras e cogita fechar seu capital. 

 

 

 

 

Google Plus chega a 300 milhões

 

Criticado por ter uma rede social vazia, o Google mostrou números que indicam que o Plus vem crescendo em ritmo acelerado. A empresa revelou que sua rede social tem hoje 300 milhões de usuários, um aumento de 37% em relação aos 190 milhões divulgados em maio deste ano. Vic Gundotra, diretor de mídias sociais do Google, também anunciou que 1,5 bilhão de fotos sobem à rede social semanalmente. 

 

 

 

 

Smartphone de montar

 

A Motorola, fabricante de smartphones do Google, quer trazer o conceito de “upgrade” e personalização dos computadores para os celulares. O chamado projeto Ara permite que os smartphones sejam montados e desmontados para que seus componentes sejam substituídos conforme o interesse do dono. O objetivo é acabar com a obsolescência programada dos celulares inteligentes, que recebem atualizações constantes. Processador, tela, teclado, bateria e outras peças são conectados a uma espinha dorsal, chamada de exoesqueleto.

 

59.jpg

 

 

 

Dell fora da Bolsa

 

A fabricante de computadores Dell anunciou ter completado o acordo para fechar o seu capital. A operação de recompra das ações, liderada pelo fundador da companhia, Michael Dell, foi de US$ 24,9 bilhões. Os acionistas da Dell receberão US$ 13,75 em dinheiro por título, além de um dividendo especial de 13 centavos por ação.

 

60.jpg

 

 

 

Resposta instantânea


Rodrigo Dienstmann, presidente da Cisco, fala sobre como os grandes eventos esportivos podem desenvolver a TI no País.


61.jpg

 

Que diferença a Copa do Mundo e a Olimpíada farão ao Brasil em termos de avanço tecnológico?

É o momento certo para estrear novas tecnologias. Os jogos são catalisadores que fazem as coisas acontecerem antes. A implementação do 4G no Brasil já foi acelerada por isso. Estamos à frente do restante da Amé­rica do Sul. 

 

O que impulsiona esse avanço?

O próprio consumidor. Um evento como a Olimpíada vai demandar uma prática de gestão de redes e conteúdo completamente diferente. São várias modalidades acontecendo simultanea­mente. O consumidor quer ver uma coisa em um canal e acompanhar outra pelo smartphone, por exemplo. Operadoras, data centers e empresas vão ter que incorporar soluções para atender a essa demanda. 

 

Como superar o problema da infraestrutura?

Uma das respostas para isso é o Wi-Fi. Não faz sentido ter cinco dúzias de pessoas conectadas na mesma antena. Já existem tecnologias que mudam o celular do 3G para o Wi-Fi automaticamente. Essa técnica fica, é um legado para depois dos Jogos Olímpicos.