(Reuters) – O bitcoin caiu abaixo dos 20.000 dólares neste sábado, mantendo movimento de queda que derrubou a moeda digital em quase 60% em relação ao patamar mais alto deste ano.

O bitcoin, maior e mais conhecida criptomoeda do mundo, caiu mais 1,5% neste sábado, para 19.946 dólares, uma queda de 298 dólares em relação ao último fechamento.

A criptomoeda caiu 58,7% frente ao patamar mais alto de 2022, de 48.234 dólares, atingido em 28 de março.

Enquanto isso, o ether, moeda ligada à rede de blockchain ethereum, caiu 2,76%, para 1.467,2 dólares, perdendo 41,60 dólares em relação ao seu último fechamento.

A queda do bitcoin acontece após um dia fraco para a moeda na sexta-feira, quando caiu junto com Wall Street.

Jackson Hole: bancos centrais precisam agir com força, diz integrante do BCE

A fraqueza em ativos de risco chega após o chair do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, alertar contra a expectativa de um fim rápido no aperto monetário em curso. As ações do Fed levaram alguns investidores a preverem mais problemas para a renda variável.

“O bitcoin foi abaixo de 20.000, com os investidores esperando que um fim de semana cheio de pessimismo em Jackson Hole derrube o sentimento”, disse Edward Moya, analista sênior de mercado da Oanda, neste sábado.

“Os bancos centrais de Europa e Ásia devem ser muito mais pessimistas do que o líder do Fed, e isso levou muitos traders a se prepararem para uma abertura fraca na noite de domingo”, acrescentou.

A última vez que o bitcoin ficou abaixo de 20.000 dólares foi em meados de julho.

(Por Akriti Sharma, em Bengaluru, e Megan Davies, em Nova York)