A Black Friday está chegando e alguns varejistas e e-commerces já estão com suas promoções ativas. De acordo com levantamento da plataforma Pelando, um smartphone novo é o principal desejo do brasileiro nessa época, com 13% das intenções de compra. Confira abaixo algumas dicas para ficar de olho antes de trocar o seu celular:

Confira o sistema operacional

Dois sistemas operacionais dominam o mercado de smartphones no Brasil e no mundo: o Android, desenvolvido pelo Google, mas que pode variar muito de acordo com o fabricante do celular, já que se trata de um software livre; e o iOS, sistema da Apple presente no iPhone. 

De acordo com levantamento do Mercado Livre, no último mês o aumento da procura por celulares com iOS foi de 33% dentro da plataforma, contra um aumento de 28% no Android. 

Pedro Rabelo, CEO da plataforma de e-commerce Bagy, destaca que há uma diferença grande dos aparelhos Android e iOS, já que o primeiro é um sistema mais pesado. 

“A memória fraca no Android pode atrapalhar o uso de vários aplicativos ao mesmo tempo. Já no iPhone, isso é um problema menor porque ele tem processador que aguenta um funcionamento de vários aplicativos ao mesmo tempo, mesmo nas versões mais antigas”, explica. 

O que focar em um aparelho de uso moderado? 

Processador, uma boa memória RAM, uma bateria de alta durabilidade e um armazenamento de ao menos 64gb são os pontos centrais para não passar nervoso com um aparelho que aguente um uso moderado de redes sociais. 

Caso goste de tirar fotos, confira o sistema de câmeras do aparelho além da possibilidade da instalação de softwares para melhorar a qualidade das imagens capturadas. 

Além de tudo isso, o professor da Tech Channel Centro de Capacitação Guilherme Carvalho lembra que uma boa qualidade de tela é essencial para quem trabalha por muito tempo na frente do smartphone. Se atente para a resolução total dela, pois isso também vai garantir que seus vídeos nos apps de streaming funcione na qualidade total. 

Vale a pena comprar um 5G?  

A tecnologia da internet 5G já chegou em diversas cidades brasileiras. Esta é a primeira edição da Black Friday com o sistema funcionando, mas será que vale a pena investir um pouco mais em um celular já preparado para a internet mais rápida? 

Os especialistas são unânimes ao apontar que sim. Rebelo destaca que esse investimento pode fazer com que o aparelho que o consumidor comprar esse ano dure por mais tempo, já que não será necessária a troca quando o sinal chegar em mais cidades.  

Carvalho também concorda que a compra vale a pena nesse momento. “Mesmo que a cobertura dessa tecnologia ainda não atenda todos os estados, existe um grande projeto de expansão em andamento pelas operadoras. Os celulares mais modernos já estão adaptados para essa banda larga e mesmo que a região ainda não seja atendida, terá suporte de todas as outras tecnologias de transmissão de dados”, encerrou.