22/11/2023 - 12:29
“A Amazon já entrega ‘de boas’ no Brasil, até Norte e Nordeste?”: a pergunta, feita por usuário num post do X (ex-Twitter), é de 2019, período em que o comércio eletrônico brasileiro gerou R$ 90 bilhões, ante os R$ 185,7 bilhões de receita até o final de 2023 (dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Após quatro anos, a gigante de Jeff Bezos prepara ofertas com até 80% de desconto para a Black Friday brasileira, e promete entregas para áreas pouco valorizadas no país.
+ Com descontos de até 80%, Amazon apresenta ofertas da Semana Black Friday
Segundo Rafael Caldas, líder da Amazon Logística no Brasil, o Norte já conta com entregas em até dois dias para os clientes Prime, e promete não atrasar os envios durante uma das semanas mais movimentadas do e-commerce. A Black Friday 2023 já movimenta o comércio desde outubro, e a Amazon deve oferecer ainda mais surpresas até o dia 24 de novembro.
Uma das estratégias abriga parceria com a Azul Linhas Aéreas e envia para capitais fora do eixo Sul/Sudeste com mais velocidade. Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PR), Juazeiro do Norte (CE), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Palmas (TO) estão na lista de mais foco da empresa. O aumento do investimento para 2023 foi de 48 estações de entrega no país, frente aos 14 em 2022. Para reforçar o pessoal, 6 mil vagas foram abertas apenas para a Black Friday.
Segundo Rafael, que é natural do Amazonas, a preocupação é maior ainda para entregar em seu local de origem, embora a empresa tenha que “resguardar as proporções continentais do país: quando falamos de um país como Itália, que tem basicamente um tamanho maior que o Rio, é simples entregar em velocidade super rápida em todo o país. No caso do Amazonas, que representa aproximadamente 1% da demanda do e-commerce , além da dificuldade de envio, sem rodovias apropriadas e vias aéreas, cargueiras e comerciais, são limitadas”, avalia o diretor. A solução até o momento foi a parceria com a Azul.
“Conseguimos oferecer velocidades rápidas para todas as capitais da região Norte do Brasil. Já estamos oferecendo entrega de produtos em 2 dias, incluindo produtos Prime (frete grátis). Isso hoje já é uma realidade, inclusive durante a Prime Day, e o objetivo é que sejam ainda mais rápidas. Quando pensamos em same day delivery, ainda não é uma realidade, mas o objetivo é que seja possível no futuro”, explica.
Em 2022, a Amazon inaugurou operação de entregas especiais em Paraisópolis, comunidade na Zona Sul de São Paulo com cerca de 42 mil habitantes (Censo 2010). Um vídeo promocional foi lançado há 2 meses pela empresa, com moradores contando experiências positivas no serviço. Em parceria com Favela Llog, do grupo Favela Holding, outras seis Estações de Entrega estão pelas comunidades de SP: Capão Redondo, Aricanduva, Brasilândia, Grajaú, Heliópolis e Carapicuíba. Há entregas de até 1 dia com as operações.
Prime Day versus Black Friday
Outro momento de grandes compras na Amazon é a Prime Day, que acontece entre junho e julho anualmente. Perguntado sobre o que mais rende para a empresa, Caldas avalia: “O que impacta mais o cliente? Ambas ocasiões são importantes para o cliente do comércio eletrônico, mas com estratégias distintas. Na PD, celebramos um programa que faz com que o cliente tenha acesso a o programa de recorrência, com inúmeros serviços por um valor simbólico e tenha a satisfação preenchida”, diz.
Porém, a Prime Day é uma celebração ao já então cliente, quase como uma fidelização. A edição de 2023 bate recordes, com 375 milhões de produtos vendidos em todo o mundo, com itens eletrônicos na ponta da lista: o mais vendido foi o Fire TV Stick, dispositivo para conectar tv comum a smart tv.
“Já na BF buscamos atingir um pool maior de clientes, muitos que nunca compraram na Amazon e nem no comércio eletrônico, cativados através de promoções e experiência de compra de um cliente Amazon. Quem nunca comprou, passam a ter acesso a essa experiência”, finaliza Rafael.