27/11/2025 - 18:51
Seguindo a tendência de um consumidor cada ano mais ‘hiperconectado’, a Black Friday de 2025 traz perspectivas positivas e com algumas quebras de tendência e mudanças no comportamento de consumo em relação aos anos anteriores.
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O Google, em evento com jornalistas nesta quinta-feira, 27, apresentou os dados compilados até então que detalham que o consumidor médio passou a manter o apetite de compra até mais próximo do período da Black Friday.
Em anos passados, o brasileiro olhava produtos mais de seis categorias em meados de julho, no período da promoção o interesse caia para abaixo de quatro categorias com intenção de compra.
Agora, a intenção de consumo mantém maior perpetuidade: em outubro de 2025 a média é de 5.8 categorias diferentes ao se analisar a intenção de compra.
O período segue sendo de realizações pessoas, com a maioria das compras sendo para os próprios consumidores, e não de presentes.
“A Black Friday é uma temporada para realizar sonhos. Normalmente você economiza esperando a Black: ‘a partir de agosto eu não compro mais nada, eu vou mirar na Black porque eu sei que vai ter um bom desconto”, observa Natália Gruber, líder de insights estratégicos para o Varejo do Google.
Nas compras para si, as top 15 categorias são:
- Celulares (79%)
- Perfumes (79%)
- Roupas e Acessórios (78%)
- Cursos preparatórios (78%)
- Calçados (78%)
- Informática (77%)
- Beleza e cuidados pessoais (77%)
- Roupas e calçados esportivos (76%)
- Livros e papelaria (75%)
- Serviços financeiros (71%)
- Veículos (69%)
- Games (67%)
- Medicamentos OTC (66%)
- Graduação/Pós-graduação (66%)
- Equipamentos de áudio e vídeo (65%)
Do total de entrevistados pelo Google, 40% afirmaram que pretendem gastar mais do que na edição do período promocional de 2024 e 38% têm intenção de comprar mais itens do que no ano passado.
O Pix é o método de pagamento preferido por 67%, e o pagamento no cartão parcelado, que cresceu em preferência na pesquisa, será usado por 60% dos consumidores.
Mounjaro e Ozempic entram para Black Friday
O tópico de medicamentos OTC se refere aos medicamentos de venda livre, que podem ser comprados sem receita médica e são usados para tratar sintomas leves, também chamados de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs).
A categoria teve um ‘boom’ segundo os dados do Google.
“Vimos que isso cresceu bastante. As ‘canetinhas’ é uma categoria que não tínhamos em destaque nos anos anteriores”, revela Gruber.
Assim, vendas massivas de canetas emagrecedoras – como as famosas Mounjaro e Ozempic – catapultaram o segmento para um dos 15 mais desejados do período promocional.
Uso de IA passa a ser uma tendência
Dados do Google mostram que cerca de 10% dos entrevistados pela pesquisa já estão utilizando Inteligência Artificial (IA) para buscar e avaliar promoções da Black Friday em 2025, surfando a toada dos chatbots.
A tendência demanda anúncios mais completos por parte das marcas e dos marketplaces. Sinalizações como etiquetas tem mostrado um impacto relevante, dando um desempenho 40% superior.
O Gemini, IA da gigante de tecnologia, ainda não possui uma integração com o Google Shopping, mas o tema não é descartado.
Sem disputar com as datas duplas
Apesar da ampla popularização das datas duplas no Brasil, a Black Friday ‘segue soberana’, segundo Nathalia Camargo, diretora de Commerce da gigante de tecnologia.
“A diferença de compras ainda é brutal”, diz a especialista.
Os dados mostram que 26% das pessoas conhecem datas duplas como o 11.11 e 14% compram, ao passo que esse percentual sobe para mais de 60% no caso da Black Friday.
“O 11 de novembro, por dentro da temporada de Black Friday, já era uma data que ano passado era mais forte. Esse ano despontou, mas muito baseado no esquenta Black Friday. Então foi muito desse ‘empréstimo’ da Black Friday que acabou também trazendo esse esse esquenta pro 11/11. E aí a gente vê que sim, explodiu, teve essa antecipação, digamos, mas a gente viu aqui pelos nossos dados internos e externos que as pessoas ainda, para algumas categorias e alguns desejos, espera Black Friday. Isso acontece porque o risco de acabar não comprando na Black Friday é maior, porque é o período que tem os maiores descontos“, explica Gruber.
13º é sazonalidade positiva
Assim como no ano de 2024, o dia do pagamento da primeira parcela do 13º salário será o mesmo do dia de promoções, 28 de novembro. O Google frisa que, assim como ano passado, esse cenário deve funcionar como um vento favorável para o varejo.
A coincidência pode, com isso, fazer com que consumidores façam um upgrade na compra planejada – comprar o mesmo produto de uma marca melhor ou uma versão mais premium durante a Black Friday por conta do pagamento do 13º salário.
