22/11/2013 - 21:00
Brasil: 4 pessoas por dispositivo
A consultoria americana IDC projeta que o Brasil vai encerrar 2013 com 53 milhões de dispositivos inteligentes conectados, praticamente um aparelho para cada quatro habitantes. Do total, 60% são smartphones. O crescimento impressionou o time de analistas da IDC. Para se ter uma ideia, em 2008, eram 15 milhões de dispositivos, sendo 57% desktops.
Google enfia a faca
Uma alta no preço do AdWords, serviço de publicidade do Google, tem assustado empresas brasileiras vinculadas de e-commerce e agências de publicidade. Palavras-chave que há dois anos custavam R$ 0,60 por clique hoje não saem por menos de R$ 5. “A margem de lucro dos produtos não cresceu no mesmo ritmo desse custo”, disse um empresário que prefere não se identificar. Por meio de nota, o Google diz que o preço varia por causa de vários fatores, como o número de anunciantes, que cresce em razão do aquecimento do mercado.
Banda instantânea
As subsidiárias latinas da americana Level 3, provedora de acesso à internet para empresas, vai permitir a contratação de seus serviços por meio de um portal. Tal qual uma empresa de e-commece, basta que o cliente preencha um formulário para contratar banda larga ou armazenamento. O serviço deve estrear até o fim deste ano.
Reclamações em nova casa
O ReclameAqui, espécie de Procon 2.0, está programando para o ano que vem uma grande reformulação em seu site. A companhia também vai deixar Campo Grande, onde foi fundada, e mudar para São Paulo. “Já temos escritório na capital paulista e estamos migrando aos poucos”, afirma Diego Campos, diretor de marketing do site. A mudança deve ser concluída no primeiro semestre de 2014.
Big data da moda
A rede social brasileira de moda Fashion.me vai criar uma nova fonte de receita vinculado ao big data. Chamado de Fashion Intelligence Report, o serviço permitirá às grifes obter relatórios de comportamento de seus consumidores. “As marcas vão poder saber o que está agradando”, afirma Flavio Pripa, fundador da empresa. As interessadas poderão assinar o relatório a partir de R$ 360. A Fashion.me conta atualmente com 1,1 milhão de usuários.
Resposta instantânea
Luis Samra, gerente-geral para América Latina do Evernote, fala sobre os planos da companhia de aplicativos online, com 80 milhões de usuários no mundo
O Evernote atingiu cinco milhões de usuários na América Latina. Como o Brasil aparece nesse quadro?
O Brasil é o maior mercado da região, com 1,8 milhão de usuários e um grande número de contas premium (que são pagas). Além disso, apresentamos um grande crescimento, com 90 mil contas por mês no Brasil. É um dos países com mais oportunidades.
Como a empresa ganha dinheiro com o seu aplicativo?
Vendemos a versão premium diretamente para os usuários e empresas, que usam a ferramenta como uma plataforma de organização para toda a companhia. Além disso, temos parcerias com nomes como Samsung, Positivo, Fujitsu e Vivo.
O Evernote estuda abrir o capital?
É uma das metas da nossa empresa abrir o capital (IPO, da sigla em inglês). Temos isso em mente, mas também sabemos que o momento de fazer um IPO é muito específico. A empresa deve estar bem estruturada, ter resultados sólidos e um modelo de negócios funcionando corretamente. O IPO do Twitter, recentemente, foi um sucesso na bolsa. Mas é uma empresa que está há cinco anos com a mesma estratégia. O IPO é uma meta do futuro. Não estamos pensando nisso agora.