Nesta sexta-feira, 29, o comércio promoveu mais uma edição da Black Friday, dia tradicional de promoções no varejo, que leva a um forte movimento de compras, principalmente em lojas online. Com isso, aumentam os casos de problemas dessa relação de consumo.

+ Por que a Black Friday tem esse nome e qual a sua origem?

Entre as mais de 2 mil queixas registradas no Procon-SP, a principal foi sobre atrasos nas entregas das mercadorias compradas, com 639 casos.

Veja as principais reclamações no Procon-SP

  • Atrasos na entrega
  • Produtos ou serviços diferentes do que foi adquirido
  • Cancelamento de compras após o fechamento da venda

O Procon-SP informou que a totalização dos dados de reclamações sobre Black Friday 2024, incluindo números de fiscalizações, será divulgada na próxima semana.

O site Reclame Aqui, plataforma onde consumidores podem registrar reclamações sobre serviços e produtos comprados, registrou mais de 10,8 mil reclamações desde as 12h de quarta-feira, 27, até as 12h desta sexta-feira, 29.

Segundo a plataforma, empresas de beleza e cuidados pessoais e grandes varejistas são as mais reclamadas. Além dos segmentos de telefonia, apostas e meios de pagamento.

Veja as principais reclamações no site Reclama Aqui

  • Atraso na entrega
  • Produto não recebido
  • Propaganda enganosa
  • Estorno do valor pago
  • Problemas na finalização da compra