A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes para o calendário do comércio varejista e com a edição 2022 se aproximando, os brasileiros já definiram o que pretendem comprar na sexta-feira de 25 de novembro.

Segundo pesquisa feita pela Conversion, agência especializada em buscas virtuais, 96% dos brasileiros entrevistados disseram que pretendem fazer compras na Black Friday deste ano, num crescimento de 8% na intenção de compras em comparação com o ano de 2021.

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Preferidos do consumidor

Dentre os diversos tipos de produtos disponíveis com descontos, as cinco categorias que se destacaram com maior intenção de compra pelos entrevistados foram: Smartphones (15%), Eletrônicos e eletrodomésticos (15%), moda e acessórios (12%), calçados (11%) e cosméticos (9%).

Quanto pretendem gastar?

Em relação a quanto o consumidor pretende gastar em compras durante a Black Friday, 32% dos entrevistados responderam que seus gastos devem ficar entre R$1.000 e R$3.000, 20% optaram por compras no valor entre R$500 a R$1.000 e, por último 17% disseram preferir gastar entre R$150 e R$300.

Entre os meios de pagamento preferidos, o cartão de crédito lidera com 32%, seguido pelo Pix (18%), cartão de débito (16%) dinheiro em espécie (12%) e, por fim, carteiras de pagamento, como o PicPay e PayPal, (11%). Esses números mostram que a preferência pelo cartão de crédito se deve pela facilidade de parcelar compras de alto valor para não impactar fortemente no orçamento pessoal de cada consumidor.

E-commerces mais citados

Entre as plataformas com a maior intenção de compra dos consumidores entrevistados, o destaque vai para a Americanas, que liderou as respostas com 41% da preferência, seguida da Amazon com 28% e do Mercado Livre com 25%.

Black Friday e a Copa do Mundo

A edição 2022 da Black Friday tem como diferencial a sua realização durante a Copa do Mundo de Futebol no Catar. E o calendário de jogos misturados com a data de descontos impactou, de forma positiva, para o aumento da intenção de compra deste ano.

Assim, 70% dos entrevistados disseram estar propensos a comprar algum artigo relacionado ao evento esportivo. Dentre os artigos mais procurados encontram-se acessórios de moda, como camisas, (57%), material esportivo, bolas e luvas (41%), eletrônicos, com grande destaque para televisores, (28%), smartphones (27%) e calçados, como chuteiras, (23%).

Perfil dos consumidores

Com a popularização dos aplicativos de compra e a facilidade dos e-commerces, o consumidor prefere realizar suas compras de forma online, com 43% dos entrevistados preferindo fazer as compras de Black Friday em sites, seguido por 30% que preferem comprar por aplicativos e 27% que ainda prefere fazer suas compras em estabelecimentos físicos.

Ainda em relação ao perfil do consumidor, 17% dos entrevistados se dizem atraídos a fazer compras pelos preços atrativos por conta dos descontos, outros 12% aproveitam a data para fazer compras em apenas lojas conhecidas e 7% priorizam produtos aprovados e com selos de qualidade.

Apesar de ser um evento favorável às compras, a Black Friday ainda é prejudicada por empresas mal intencionadas, que aproveitam a ocasião para aplicar golpes ou distorções de ofertas, as fraudes. E os dados comprovam: de acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados disseram ter medo de fraudes.

Metodologia

A pesquisa da Conversion foi realizada através de um questionário com 400 brasileiros acima de 18 anos, conectados à internet, com dados ponderados, dos quais 384 afirmam que irão realizar compras na Black Friday deste ano.