Consumidores ‘fieis’ à Black Friday já estão se preparando para aproveitar o dia – e até a semana toda – de promoções desta que é uma das principais datas para o varejo, principalmente o e-commerce.

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Uma pesquisa da MindMiners revelou que entre as marcas e lojas mais lembradas pelos consumidores, a Magalu lidera com 22%, seguida por Casas Bahia (16%), Americanas (13%), Shopee e Amazon (12%), Mercado Livre (9%), Samsung (7%), Electrolux, Nike e Shein (3%).

A companhia, empresa de tecnologia com foco em consumo, destaca o alcance da Shopee entre os consumidores brasileiros, que teve número de menções próximo ao de Americanas, tendo chegado ao país há seis anos.

O estudo “Black Friday 2025 – a Black além do preço”, trouxe outros dados sobre a data. Um deles é que 57% dos brasileiros foram convencidos por descontos a comprar produtos não planejados na última maratona de descontos, mesmo em um cenário de desconfiança crescente. Entre os pesquisados, 24% estão planejando compras, 19% não estão planejando, mas pretendem comprar, 36% ainda não decidiram e 22% não pretendem participar.

Segundo a pesquisa, as compras da Black Friday 2024 se dividiram em três grupos: 63% de produtos já planejados com bons descontos, 30% de desejos de consumo aproveitados pela oferta e 27% de itens que não despertavam interesse inicial, mas se tornaram atrativos graças à redução de preço. “Esses dados evidenciam que o brasileiro mantém um comportamento híbrido entre planejamento e impulso, sendo altamente influenciável por ofertas genuinamente atrativas”, diz a CMO da MindMiners, Danielle Almeida.

Por outro lado, 62% começam a monitorar preços meses antes da data, reflexo direto das experiências com a chamada “Black Fraude” – em relação à prática de algumas empresas em aplicar falsos descontos na data. O estudo nos indica que as marcas que provarem autenticidade nos descontos certamente terão vantagem competitiva nesse contexto”, aponta a CMO.

Entre os participantes da pesquisa, 9 em cada 10 afirmaram fazer pesquisa prévia, independentemente de classe, gênero ou geração. Os principais canais de pesquisa são sites e aplicativos de lojas/marketplaces (44%), lojas físicas (40%) e mecanismos de busca (35%).

Para a Geração Z, as redes sociais (31%) têm papel destacado na pesquisa, com o TikTok já funcionando como ferramenta de busca para essa geração.

Entre os canais, 47% preferem lojas online e 46% lojas físicas para realizar as compras do período de liquidações. Entre os fatores mais influentes na decisão de compra estão: preço (78%), frete grátis (64%) e qualidade do produto/serviço (59%).

Para 2025, 71% dos consumidores pretendem gastar até R$ 1.000, valor similar ao ano anterior. A Geração Z pretende gastar um pouco menos que as demais gerações, enquanto os homens estão mais dispostos a investir valores superiores a R$ 4.000.

O levantamento ouviu 1.500 pessoas, homens e mulheres, maiores de 18 anos, de todas as regiões do país, pertencentes às classes sociais A, B e C.