29/11/2024 - 19:57
Nesta sexta-feira, 29, o comércio promoveu mais uma edição da Black Friday, dia tradicional de promoções no varejo, que leva a um forte movimento de compras, principalmente em lojas online. Com isso, aumentam os casos de problemas dessa relação de consumo.
+ Por que a Black Friday tem esse nome e qual a sua origem?
Entre as mais de 2 mil queixas registradas no Procon-SP, a principal foi sobre atrasos nas entregas das mercadorias compradas, com 639 casos.
Veja as principais reclamações no Procon-SP
- Atrasos na entrega
- Produtos ou serviços diferentes do que foi adquirido
- Cancelamento de compras após o fechamento da venda
O Procon-SP informou que a totalização dos dados de reclamações sobre Black Friday 2024, incluindo números de fiscalizações, será divulgada na próxima semana.
O site Reclame Aqui, plataforma onde consumidores podem registrar reclamações sobre serviços e produtos comprados, registrou mais de 10,8 mil reclamações desde as 12h de quarta-feira, 27, até as 12h desta sexta-feira, 29.
Segundo a plataforma, empresas de beleza e cuidados pessoais e grandes varejistas são as mais reclamadas. Além dos segmentos de telefonia, apostas e meios de pagamento.
Veja as principais reclamações no site Reclama Aqui
- Atraso na entrega
- Produto não recebido
- Propaganda enganosa
- Estorno do valor pago
- Problemas na finalização da compra