A pandemia causada pelo coronavírus forçou o mundo a profundas transformações digitais nos últimos dois anos, o que deve continuar a ocorrer em 2022. Se 2020 e 2021 foram anos de aceleração digital, 2022 promete uma consolidação da experiência digital, o fomento de modelos híbridos, adoção tecnológica à solução de problemas estruturais e preocupação ambiental e social.

“As empresas vão continuar a fazer transformação digital. Os clientes demandam uma experiência digital nos serviços, esta é uma transformação cultural. Não tem como uma empresa gerar valor como fazia antes da pandemia”, afirma Pedro Prates, head de Corporate e Produtos Digitais do Cubo, aceleradora de startups do Itaú.

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Já José Maurício Conrado, professor de publicidade e propaganda do Mackenzie, aponta a tendência de criação de modelos híbridos de negócios: as experiências digitais e físicas devem complementar-se. No que aponta como “marketing de experiência”, as empresas devem ampliar o desenvolvimento de omnichannel, que é a convergência de canais de comunicação online e offline com os clientes.

“Há um processo ambivalente: busca pela experiência pessoais, porém sem abandonar o virtual. Esta é a grande tendência de 2022: omnichannel, com canais diversos de venda, comunicação, logística (comprar online e retirar na loja). A pandemia reforçou a conexão entre ‘on’ e ‘off'”, explica Conrado.

Neste contexto, as tendências de negócios, tanto do varejo como da indústria, continuarão a ser impulsionadas pela tecnologia. Prates acredita que os grandes investimentos para 2022 serão em soluções tecnológicas às deficiências estruturais, tanto no Brasil como na América Latina.

“Os principais fundos do mundo olham para o Brasil e para a América Latina. Somos um continente emergente, cheio de ineficiência estrutural que a tecnologia pode resolver. Tem muita captação de recursos para ser investido em inovação e tecnologia para problemas estruturais”, diz Prates.

Setor Financeiro

Prates aposta que uma das maiores transformações do ano deve ocorrer no mercado financeiro, sobretudo em relação à consolidação da tecnologia de blockchain, que possibilita avanços em criptomoedas e DeFi, que são protocolos de finanças descentralizadas.

“O cripto vai ser o tema do ano, assim como o DeFi. As aplicações de blockchain prometem uma revolução na indústria financeira, ainda há muita disrupção tecnológica para acontecer”, diz Prates.

Conrado também aposta em uma forte inovação financeira, mas ainda não acredita que haverá um grande número de investimentos de pessoas físicas em criptomoedas devido à crise econômica vivida no Brasil.

5G

A rede móvel 5G, voltada à conexão do que está em movimento e mais veloz que o 4G, deve proporcionar diversas soluções tecnológicas em diversos setores. Um deles é o agronegócio, responsável por 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2020, segundo a Confederação da Agriculta e Pecuária do Brasil (CNA).

Uma pesquisa divulgada pela consultoria de recrutamento Page Group indica que o cargo com mais demanda para 2022 será justamente o de desenvolvedor de software aplicado às AgroTechs.

Outro setor que deve ser afetado pela tecnologia 5G é o de mobilidade e logística.

“O Brasil tem dimensões continentais e está pouco interconectado: um dos setores mais atrasados é o marítimo-portuário, responsável por grande parte de nosso comércio exterior. O 5G, para mobilidade, pode gerar impacto”, argumenta Prates.

Linguagem e inclusão

Além da preocupação crescente com as práticas de ESG (governança ambiental e social, em inglês), 2022 deve escancarar a necessidade de as empresas reformularem suas linguagens e a comunicação com seus públicos, cada vez mais exigentes em relação a um posicionamento social e político. A inclusão de gênero, raça, diversidades sexuais e o posicionamento civil são cada vez mais responsáveis pela atribuição de valor, positivo ou negativo, à imagem das marcas.

“O consumidor quer sentir se a marca entende o que acontece no momento. Já era tendência antes da pandemia, que acentuou isso. A empresa vai precisar de empatia pelo consumidor, esta é uma tendência muito forte. Mais que nunca, atenção à linguagem é extremamente importante. Quem presta atenção na linguagem presta atenção em frases que possam ser racistas. As pessoas querem se sentir bem, mas não a qualquer custo nem a qualquer preço”, ressalta Conrado.

A alteração de imaginário do consumidor ganha cada vez mais força à medida que empresas passam a gerar valor a partir de posicionamentos sociais. O processo seletivo do Magazine Luiza exclusivamente voltado a pessoas negras foi um marco. Por outro lado, o posicionamento de Junior Durski, do Madero, sobre a pandemia de Covid-19 gerou revolta e afetou negativamente a rede de lanchonetes.

Segundo Alexandra Favero, fundadora da consultoria La Lima, que auxilia empresas a explorarem novas linguagens que dialogam com seus públicos, não há inovação sem inclusão, já que o consumo tende a ser também político.

“As empresas que querem ser inovadoras precisam de outras linguagens e pontos de vista, se não vão continuar a resolver seus problemas como faziam. Uma linguagem impositiva não constrói diálogos. As redes sociais mudaram a forma das pessoas dialogarem”, aponta Favero.

A alteração do discurso publicitário tende a gerar cada vez mais impacto às marcas. A empresa que souber criar identificação e representatividade com seu público terá vantagem em relação a uma propaganda que exclui pessoas e consumidores: padrões inacessíveis de corpos, predomínio de pessoas brancas ou da naturalização da liderança masculina, por exemplos.

“As empresas precisam se informar para construir outras linguagens. Para construir uma linguagem, as empresas precisam se estruturar, ampliar vocabulário, ampliar diversidade. O consumidor não aguenta mais ouvir desculpa”, finaliza Favero.